Local do cadeião desta eleição ainda será definido pelo TRE-MS e Polícia Federal

Local é utilizado nas eleição para prender quem é flagrado praticando crime eleitoral. Para as eleições do próximo domingo (5), lugar ainda não foi definido.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Local é utilizado nas eleição para prender quem é flagrado praticando crime eleitoral. Para as eleições do próximo domingo (5), lugar ainda não foi definido.

O chamado cadeião utilizado em eleição, que, neste ano, acontece em 5 de outubro (próximo domingo), para prender quem é flagrado praticando crime eleitoral ainda não tem lugar definido. De acordo com o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral em Mato Grosso do Sul), a questão será definida, em reunião, entre esta segunda-feira (29) e terça-feira (30), com a Polícia Federal.

Pessoas flagradas comprando voto ou distribuindo material eleitoral, por exemplo, são levadas para o local, caso a Justiça Eleitoral determine a prisão. São detidos eleitores, cabos eleitorais e candidatos infratores flagrados em situações como as citadas.

Nas eleições municipais, em outubro de 2012, o cadeião funcionou no ginásio do Colégio Dom Bosco nos dois turnos.

Na primeiro turno, a polícia conduziu para o cadeião, ao menos, três homens supostamente flagrados em uma caminhonete com bandeiras de propaganda eleitoral de um dos candidatos a prefeito na ocasião, além de blocos de santinhos de um candidato a vereador. Bandeiras, santinhos e notas de R$ 100, que configurariam uma suposta compra de votos também foram levados.

No dia da eleição, as denúncias devem ser informadas por meio do Web Denúncia do TRE-MS. Segundo a Justiça Eleitoral, a medida, em substituição do disque-denúncia, serve para que a denúncia tenha mais consistência e comprovação. “À denúncia, terá que ser juntado um indício da irregularidade, como uma foto ou áudio”.

Conteúdos relacionados