Segundo o boletim de ocorrência registrado por uma equipe da Força Tática, os policiais receberam denúncia anônima dizendo que John estava tentando vender uma motocicleta roubada na região da Vila Carlota.
Em rondas, os policiais encontraram o rapaz em uma motocicleta Yamaha Fazer YS 250 roxa, com placa HQK-1847 de Campo Grande. Em checagem, foi constatado que a placa era de outra moto e que a placa verdadeira da Fazer é NRO-7695 de Jardim. John alegou que trocou as placas porque a original estava quebrada, mas disse saber que a moto era de origem ilícita.
O rapaz ainda afirmou que comprou a motocicleta em janeiro deste ano, de Antônio Barbosa Mercado, interno do regime semiaberto da Vila Sobrinho. O diretor da unidade do semiaberto foi acionado e Antônio confessou que vendeu a Yamaha por R$ 4,5 mil.
Foi dada voz de prisão para John Lenon, que foi encaminhado para a Depac, com a motocicleta, onde o caso foi registrado como receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.