Explosões de bombas matam 10 no Iraque, diz polícia

Uma série de explosões de bombas neste domingo mataram pelo menos 10 pessoas, a maioria em províncias xiitas do Iraque, antes da celebração muçulmana do Eid al-Adha, Festival do Sacrifício, afirmaram fontes médicas e da polícia. Onze bombas foram detonadas por controle remoto no país, com a detonação mais mortal acontecendo na cidade de Hilla, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Uma série de explosões de bombas neste domingo mataram pelo menos 10 pessoas, a maioria em províncias xiitas do Iraque, antes da celebração muçulmana do Eid al-Adha, Festival do Sacrifício, afirmaram fontes médicas e da polícia.

Onze bombas foram detonadas por controle remoto no país, com a detonação mais mortal acontecendo na cidade de Hilla, a 100 quilômetros ao sul de Bagdá. O ataque ocorreu quando dois carros carregados com explosivos explodiram em rápida sucessão, matando pelo menos cinco pessoas, disse a polícia.

Não ficou imediatamente claro quem está por trás dos ataques deste domingo, que parecem terem sido coordenados, mas islâmicos sunitas e outros insurgentes, incluindo membros da al-Qaeda, têm aumentado atividade no país neste ano.

Mais de 6 mil pessoas morreram em atos de violência até agora em 2013 no Iraque, revertendo um declínio no banho de sangue sectário que atingiu auge entre 2006 e 2007.

Em Kut, quatro carros explodiram separadamente, um deles perto de uma escola primária e outro perto de um restaurante, matando pelo menos duas pessoas e deixando 31 outras feridas, disse a polícia.

Panfletos assinados pelo grupo iraquiano da al Qaeda foram distribuídos nas ruas de Baquba nos últimos dias, afirmando aos moradores para não mandarem seus filhos para a escola senão eles seriam mortos, disseram residentes e a polícia.

Na semana passada, um suicida guiou um caminhão com explosivos em um parque de uma escola primária no norte do Iraque e detonou a carga. A explosão matou 14 crianças.

Conteúdos relacionados