ONU pede liberação de presos políticos e manifestações na Síria

O subsecretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas) para as operações de manutenção de paz, Hervé Ladsus, pediu nesta segunda-feira à Damasco que adote medidas de distensão, como a libertação de presos políticos e a permissão para manifestações pacíficas. Ladsus, que chegou nesta segunda-feira a cidade de Homs, no centro da Síria, disse que “autorizar […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O subsecretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas) para as operações de manutenção de paz, Hervé Ladsus, pediu nesta segunda-feira à Damasco que adote medidas de distensão, como a libertação de presos políticos e a permissão para manifestações pacíficas.

Ladsus, que chegou nesta segunda-feira a cidade de Homs, no centro da Síria, disse que “autorizar manifestações pacíficas e libertar detidos ajudará a consolidar a confiança que tem faltado até o momento” entre o poder e a oposição.

“São necessárias medidas de confiança para que o processo político possa avançar”, afirmou o funcionário da ONU após se encontrar com o governador de Homs, Gasan Abdelal.

Segundo o comunicado da Missão de Supervisão da ONU na Síria (MISNUS), Ladsous também incitou o governador de Homs a manter os serviços públicos nas zonas controladas pela oposição, mas Abdelal afirmou que operar nestas áreas “leva a confrontos”.

Ladsus estimou que os observadores da ONU em Homs conseguiram “reduzir o nível de violência” na cidade, mas destacou a necessidade de se “estabelecer contatos para ajudar a resolver os problemas práticos do dia a dia e criar progressivamente um certo grau de confiança entre governo e oposição”.

A ONU estima que mais de 10 mil pessoas morreram na Síria desde março de 2011, quando começou a revolta popular contra o regime do ditador Bashar al Assad.

 

Conteúdos relacionados