Farc faz apelo a Obama para liberar guerrilheiro preso nos EUA

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) pediram uma autorização do presidente norte-americano, Barack Obama, para que um membro da guerrilha preso nos Estados Unidos possa se dirigir a Cuba e participar das negociações de paz com o governo colombiano. De acordo com as Farc, Juvenal Ovidio Ricardo Palmera, também conhecido como Simón Trinidad, faz […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) pediram uma autorização do presidente norte-americano, Barack Obama, para que um membro da guerrilha preso nos Estados Unidos possa se dirigir a Cuba e participar das negociações de paz com o governo colombiano.

De acordo com as Farc, Juvenal Ovidio Ricardo Palmera, também conhecido como Simón Trinidad, faz parte da comissão de negociações de paz da guerrilha, mas foi extraditado aos EUA em 2004 para cumprir uma pena de 60 anos por sequestro.

Na última segunda-feira, antes do início das negociações com o governo colombiano em Havana, um integrante das Farc mostrou uma foto de Simón Trinidad e pediu sua participação nos diálogos.

Para as Farc, a presença física do guerrilheiro nas mesas de negociação representaria “um gesto de humanidade” e uma “imensa contribuição à paz”.

O governo colombiano ainda não se pronunciou sobre o pedido da guerrilha. Por sua vez, Washington negou que tenha recebido oficialmente alguma solicitação do tipo.

Conteúdos relacionados

Presídio de regime semiaberto da Gameleira. Foto: Divulgação