Guarda Municipal recebe treinamento para policiamento com cães em Corumbá
O efetivo da Guarda Municipal de Corumbá está recebendo treinamento para realizar o policiamento preventivo com auxílio de cães. Ministrado pela Força Nacional de Segurança Pública em parceria com o 6º Batalhão de Polícia Militar, o curso visa capacitar os servidores para utilizar os animais no trabalho de assegurar a ordem em ambientes ou patrimônios […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O efetivo da Guarda Municipal de Corumbá está recebendo treinamento para realizar o policiamento preventivo com auxílio de cães. Ministrado pela Força Nacional de Segurança Pública em parceria com o 6º Batalhão de Polícia Militar, o curso visa capacitar os servidores para utilizar os animais no trabalho de assegurar a ordem em ambientes ou patrimônios públicos. As aulas serão ministradas até o próximo dia 31.
Ao todo, seis guardas municipais participam do curso que prevê aulas práticas e teóricas. Os servidores aprendem noções de psicologia canina, veterinária, técnicas de faro de entorpecentes e explosivos, emprego policial-cão e prática cinotécnica (treino de cães). A intenção é formar profissionais que estejam hábeis a utilizar o cão em situações reais como por exemplo, a abordagem de suspeitos que estejam causando danos ao patrimônio público (escolas, praças ou prédios municipais) ou até mesmo auxiliar as forças policiais em operações.
Vários testes estão sendo realizados com o acompanhamento da Força Nacional e da Policia Militar. Os servidores municipais já realizaram o trabalho preventivo na partida de futebol entre Corumbaense e Ponta Porã no último sábado (14), no Estádio Arthur Marinho, e durante a realização dos Jogos da EJA, nos dias 05 e 07 deste mês. “Um guarda efetuando o policiamento com um cão equivale a seis homens fazendo o mesmo trabalho, porém sem o animal. A medida otimiza o serviço, dá mais eficiência e se torna um diferencial, pois o cão representa uma atitude mais repressiva”, afirma o comandante da Guarda Municipal, o tenente coronel da Polícia Militar Ubiratan de Oliveira Bueno.
“Temos grande problema com vândalos que ficam nas redondezas de escolas, praças ou em eventos realizados pela Prefeitura Municipal. Utilizando cães, poderemos fazer um trabalho mais preventivo e evitar ocorrências nestes locais”, complementou o comandante. Os animais utilizados durante o treinamento são acompanhados e monitorados por uma médica veterinária.
Durante as aulas práticas, os guardas municipais aprendem os comandos básicos de abordagens em suspeitos. Os cães utilizados no treinamento são das raças rottweiler, pastor alemão, malinois e labrador. “Focamos na interação homem-cão e no respeito mútuo. O curso vai auxiliá-los no trato com o animal e a entender quando deve ser dada a voz de comando”, explicou o instrutor de cães, Deoclécio Mendes de Medeiros, soldado da Força Nacional.
A Guarda Municipal já possui dois cães e após o término dos treinamentos a instituição ligada à Prefeitura de Corumbá deve criar um canil próprio, com pelo menos seis animais treinados. “Sentimos uma grande diferença na maneira que somos vistos pela população nos testes que já realizamos. Como fazemos parte de uma força não armada, o cão dá mais peso ao nosso trabalho”, disse o guarda municipal Eder Martins Alvarenga que participa da capacitação.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Indenização do Nasa Park a famílias atingidas por barragem deve passar de R$ 1,3 milhão
Vítimas caminham para acordo com proprietários do empreendimento de luxo
LOA 2025: receita e despesas de Campo Grande serão votadas em duas sessões nesta quinta
Foram apresentadas 557 emendas ao projeto sobre a LOA (Lei Orçamentária Anual)
De alfaiate a zelador, Funtrab oferta 978 vagas de emprego nesta quinta-feira
A lista de vagas inclui 66 oportunidades para PCDs (Pessoa com Deficiência)
Após divórcio, ex-BBB Diego Grossi admite luta contra vício: “Fiquei preso”
Ex-BBB Diego Grossi abriu o coração e deu detalhes de sua luta contra um vício; notícia veio à tona logo após Franciele anunciar o divórcio
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.