ENEM: PM mobiliza mais de 400 policiais para provas

A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul definiu nesta quinta-feira o esquema especial de policiamento para o Enem. As provas do Exame Nacional do Ensino Médio acontecem este fim de semana em todo país. No Estado, a PM dará apoio aos Correios na distribuição das provas e fará a guarda nos prédios onde os […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul definiu nesta quinta-feira o esquema especial de policiamento para o Enem. As provas do Exame Nacional do Ensino Médio acontecem este fim de semana em todo país. No Estado, a PM dará apoio aos Correios na distribuição das provas e fará a guarda nos prédios onde os candidatos resolverão as questões. Somente na capital 286 homens serão empenhados.

A ação começa hoje (5) com a escolta dos testes transportados pelos Correios para as cidades polo do interior, feita por guarnições do Comando de Policiamento Metropoliano (CPM). O acompanhamento será para os municípios de Dourados, Corumbá, Três Lagoas, Paranaíba, Naviraí, Jardim e Coxim, de onde posteriormente, as provas serão distribuídas para as outras cidades com escolta de viaturas do Comando de Policiamento do Interior (CPI).

Nos dias do exame, sábado e domingo (6 e 7), o policiamento começa às 10h, com batedores para fazerem a segurança dos membros dos Correios responsáveis pela entrega dos testes em cada prédio de resolução das questões. No encerramento do Enem, novamente a Polícia Militar fará a escolta do pessoal dos Correios, responsável pelo transporte e envio dos gabaritos para a correção.

Cada bloco de realização do exame, na capital e no interior, também contará com uma dupla de policial com as missões de evitar qualquer transtorno ou irregularidade durante a realização do Enem e auxiliar os fiscais no fechamento dos portões e controle de entrada de materiais proibidos, como eletrônicos. Somente na Escola Municipal Arlene Marques de Almeida, no jardim Canguru, em Campo Grande, estarão 14 PMs.

Além do policiamento fixo nos locais de prova, o CPM ainda disponibilizará um oficial supervisor, acompanhado por uma guarnição, para atuar de forma volante no centro da capital e nas áreas do 1º, 9º e 10º batalhões. Os objetivos são dar suporte às equipes de trabalho e evitar tumultos próximo aos prédios onde estiverem ocorrendo os exames.

“Toda essa estrutura montada pela Polícia Militar e o apoio dado aos Correios têm um único objetivo que é evitar qualquer tipo de fraude e outros problemas durante a realização do Enem. Os candidatos podem ficar tranquilos que, no que depender da PM, todo o processo será feito com lisura”, concluiu o comandante do CPM, coronel Sebastião Henrique de Oliveira Bueno.

Conteúdos relacionados