O tanque apontado como russo nas , que aparece atropelando um carro nas ruas de Kiev é, na verdade, ucraniano. Um vídeo que circula nas redes sociais mencionava que um tanque russo havia passado por cima do carro na capital da Ucrânia. Mas o correspondente de guerra, Elijah J Magnier, que tem 37 anos de janela cobrindo conflitos no Irã, no Líbano, na Síria e outros país, disse se tratar de um Tanque Estrela 10 ucraniano. “E o motorista não estava prestando atenção, então passou por cima de um carro que vinha do outro lado”, relatou.

Em seu perfil no Twitter, o correspondente fez diversas postagens comentando o conflito e respondeu a um internauta, que havia mostrado o suposto vídeo. “Ainda não há tanques russos nas ruas de Kiev. 1.780 retuítes e 2.353 curtidas O motorista do carro sobreviveu ao acidente. Cuidado com as informações (falsas) nas redes sociais”, escreveu.

Os vídeos, que foram filmados por vários ângulos, de apartamentos diferentes nas imediações, mostram o blindado cruuzando a rua na direção oposta de um carro comum. Repentinamente, ele desvia à esquerda e passa por cima do carro, que se aproximava de uma bifurcação na pista.

O blindado simplesmente vai embora, numa ação que parece ter sido intencional. Depois, a imagem corta para um grupo de homens retirando um idoso que estava preso nas ferragens do veículo. Pelas imagens, ele estava vivo e sem ferimentos aparentes, num evento que foi descrito como “milagre”.

A maioria dos meios de comunicação chamou o veículo de “tanque”. Não é nada disso. Produzido pela União Soviética a partir de 1979, a Strela-10 é uma bateria antiaérea blindada e autopropulsionada, guiada por infravermelho. Continua a ser fabricada pela Russia, mas a Ucrânia também conta com um herdado dos tempos soviéticos, que pode ter causado a confusão em veículos de comunicação de todo o mundo.

E como um tanque ucraniano teria atropelado um civil? Pois é. Veículos locais tratam o caso como acidente. O idoso não teria visto a mudança repentina de tragetória do tanque e ‘entrou' na frente dele, gerando o acidente.

 

Um tanque de guerra passou sobre o carro de um civil em uma rodovia na Ucrânia. Imagens que circulam nas redes sociais nesta 6ª feira (25.fev.2022) mostram o que seria um veículo russo acelerando pela rua e atropelando o carro. O país está sob ataque desde as primeiras horas da madrugada de 5ª feira (24.fev.2022), quando o presidente Vladimir Putin anunciou uma “operação militar especial” na região. A imprensa internacional reportou que a pessoa que estava dentro do carro atropelado está viva. Ela ficou presa nas ferragens, mas conseguia mexer os membros superiores. Seu estado de saúde ou s…

Leia mais no texto original: (https://www.poder360.com.br/europa-em-guerra/tanque-passa-por-cima-de-carro-na-ucrania/)
© 2022 Todos os direitos são reservados ao Poder360, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.