Pular para o conteúdo
Mundo

Em áudio vazado, Berlusconi afirma ter trocado ‘cartas amáveis’ com Putin

Ex-primeiro-ministro teria retomado relações com o presidente russo
Agência Estado -
Berlusconi e Putin. (Foto: Reprodução)

O ex-primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi provocou controvérsia nesta quarta-feira, 19, após aparecer em um áudio vazado pela imprensa italiana afirmando ter retomado relações com o presidente russo Vladimir Putin e fazer ao menos uma afirmação ambígua a respeito do posicionamento de sobre a Guerra na .

O áudio vazado pela imprensa italiana seria de uma conversa de Berlusconi com parlamentares do seu partido, o Força Itália, que integra a coalizão de direita e extrema direita que venceu as eleições legislativas de setembro e é apontado como fiel da balança do novo governo.

“Voltei a ter uma relação com Putin, para ele sou o primeiro de seus cinco verdadeiros amigos”, afirmou Berlusconi no áudio. Em outro trecho, afirmou que conheceu o líder russo como uma pessoa “pacífica e sensata” e acrescentou: “Para o meu aniversário (29 de setembro) ele enviou 20 garrafas de vodka e uma carta muito gentil. Eu também respondi com garrafas de (vinho) Lambrusco e uma carta igualmente doce”.

Na declaração mais sensível do ponto de vista político, o líder do Força Itália se disse preocupado com o posicionamento do país sobre a Guerra na Ucrânia – a Itália tem acompanhado a e apoiado Kiev com auxílio financeiro e bélico, e sancionou a Rússia pela invasão do país vizinho -, afirmando que se a mídia soubesse da sua verdadeira avaliação seria “um desastre”.

As declarações de Berlusconi, que inicialmente foram desmentidas por seu partido, foram divulgadas na íntegra por veículos de comunicação do país, provocando todo tipo de reações. Giorgia Meloni, líder da coalizão de direita e provável próxima premiê da Itália, comentou que o magnata é “refém dos pró-Rússia”.

A oposição de esquerda não perdeu a oportunidade para destacar as divergências internas da coalizão de direita que deve assumir o poder em poucos dias. “Não é folclore, não são piadas. A nova maioria está começando a mudar a posição da Itália a respeito da Rússia por uma mais ambígua”, denunciou Enrico Letta, líder do Partido Democrático no Twitter.

O Força Itália se viu obrigado a divulgar um comunicado oficial para explicar a posição do partido e de Berlusconi diante da Rússia e da Ucrânia, se dizendo “alinhada com União Europeia e Estados Unidos”. O jornal La Repubblica estampou “Berlusconi sem freio”.

Fiel da balança

A crise na reta final de formação do novo gabinete de governo italiano, expõem o que analistas já vinham apontando como uma fragilidade na posição de Berlusconi dentro da coalizão formada pelo Força Itália, Liga e Irmãos da Itália. Apesar de ser visto como o responsável por aproximar os partidos de seus colegas, antes pequenos e marginalizados, para dentro de seu governo e do mainstream da política italiana nas últimas décadas, o papel do ex-premiê como uma força moderadora e pró-Europa dentro da formação partidária para o próximo governo é controversa.

Mesmo antes do governo começar, as tensões já são evidentes. Na semana passada, quando Berlusconi tomou posse de seu novo assento no Senado, organismo que quase uma década atrás o impediu temporariamente após uma condenação por fraude fiscal, os fotógrafos apontaram as câmeras para anotações dele, talvez deixadas visíveis de propósito, que descreviam Meloni como “prepotente, arrogante, agressiva”. Questionada por repórteres sobre o assunto, Meloni retrucou instantaneamente, afirmando que ele se esqueceu de uma adjetivo: “inchantageável”.

Berlusconi e Meloni pareceram fazer as pazes durante uma reunião na noite da segunda-feira, em Roma, publicando uma foto em que ambos aparecem juntos, sorrindo – e o ex-premiê qualificou a dupla como “unida”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados