Uma chihuahua de 4 quilos foi eleita o cachorro americano do ano pela organização sem fins lucrativos American Humane, nos , através de uma votação pública com mais de um milhão de votos. As informações são do jornal O Tempo.

A pequena MacKenzie chamou atenção do público por ajudar animais resgatados com problemas físicos e emocionais a se recuperarem.

A chihuahua nasceu com uma fenda labial e usou seu pequeno problema para se identificar com outros animais com dificuldades. MacKenzie foi eleita a mais popular, superando 407 outros competidores em todo o país e conquistando o título principal no ‘American Humane Hero Dog Awards'.

A premiação presta para cães comuns que fazem coisas extraordinárias, como salvar vidas no campo de batalha, emprestar visão/audição a um companheiro humano ou simplesmente por dar amor e carinho.

Outros 6 cãezinhos também foram premiados nas categorias: busca e resgate, guia, militares, aplicação da lei, serviço e terapia.

Mãezona

A cadela chamou atenção pela sua história de superação. Quando recém-nascida MacKenzie contraiu uma por aspiração que quase tirou sua vida. Ela superou todas as suas dificuldades e hoje ajuda outros animais resgatados que sofrem com algum problema.

MacKenzie cuida dos animais resgatados desde o primeiro dia, independentemente da espécie ou do tamanho. Ela brinca de enfermeira e mãe: limpa, conforta e acaricia os animais, ensinando a socializar e brincar.