Bolívia declara emergência nacional com 3 casos confirmados de coronavírus

Após a confirmação de três casos de coronavírus, durante reunião com prefeitos e governadores dos nove departamentos bolivianos, nesta quarta-feira (11) o governo da Bolívia decidiu declarar emergência nacional. Preocupados, moradores fecharam a ponte que liga o país à Argentina. Segundo o ministro da Presidência, Yerko Nuñez a declaração de emergência agilizará os fundos necess…

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Após a confirmação de três casos de coronavírus, durante reunião com prefeitos e governadores dos nove departamentos bolivianos, nesta quarta-feira (11) o governo da Bolívia decidiu declarar emergência nacional. Preocupados, moradores fecharam a ponte que liga o país à Argentina.

Segundo o ministro da Presidência, Yerko Nuñez a declaração de emergência agilizará os fundos necessários para lidar com casos de coronavírus.

Conforme o Diário Corumbaense, a presidente Jeanine Áñez ressaltou que o país vem se preparando nas últimas semanas para enfrentar o alerta e que as medidas foram apoiadas por protocolos internacionais da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Jeanine também pediu calma à população e orientou que todos sigam cuidadosamente as recomendações do Ministério da Saúde para evitar infecções ou possíveis complicações referentes à doença.

Bolívia declara emergência nacional com 3 casos confirmados de coronavírus
Moradores fecharam ponte que liga país à Argentina. (Reprodução | El Deber)

Fronteira fechada

Na tarde desta quarta-feira, moradores de povoados vizinhos e a população boliviana bloquearam a ponte que liga o país à Argentina.

Ainda segundo o Diário Corumbaense, os moradores garantiram que não será permitida a travessia de passageiros por terra pois não há um controle sanitário para diagnosticar coronavírus nos viajantes.

Até o momento não há informações sobre o fechamento da fronteira com Mato Grosso do Sul.

Casos confirmados

De acordo com o Jornal El Deber, a terceira vítima da doença é um rapaz de 26 anos que morena em Santa Cruz de La Sierra. O Sedes (Serviço Departamental de Saúde) informou que o paciente esteve em Madri, na Espanha e em Miami, nos EUA e retornou à Bolívia há aproximadamente 10 dias, mas os sintomas apareceram apenas no último domingo (8) e após realizar exames laboratoriais ficou confirmado que ele contraiu o covid-19.

Os outros dois primeiros casos foram nas cidades de Oruro e Santa Cruz. As pacientes são duas mulheres com mais de 60 anos que vieram da Itália para a Bolívia.

Conteúdos relacionados