ONU expressa preocupação com civis em Duma após suposto ataque químico
42 pessoas teriam morrido
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
42 pessoas teriam morrido
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, expressou hoje (8) a preocupação com a situação dos civis na cidade síria de Duma, em Ghouta Oriental, e se mostrou “particularmente alarmado” pelo suposto ataque químico que, segundo algumas organizações não governamentais, deixou 42 mortos.
Após a “renovada e intensa violência” em Duma nas últimas 36 horas, Guterres pediu para que “todas as partes cessem os combates e restaurem a calma que havia”, já que “não há solução militar ao conflito”, acrescenta comunicado do porta-voz do secretário-geral, Stéphane Dujarric.
A ONU se baseia em relatórios que falam de ataques aéreos e fogo de artilharia em Duma, o último reduto rebelde de Ghouta Oriental, nos quais morreram civis, edifícios foram destruídos e vários centros de saúde ficaram danificados.
“O secretário-geral está particularmente alarmado pelas alegações de que foram utilizadas armas químicas contra a população civil em Duma”, destaca o comunicado da ONU, que “não está na posição de verificar esses relatos”.
A Defesa Civil síria e ONGs denunciaram que as forças leais ao presidente realizaram sábado (7) um ataque químico em Duma que causou a morte de pelo menos 42 civis e afetou outros 500. Segundo relatos, o ataque provocou na população sintomas de asfixia, pulsações cardíacas lentas e queimaduras na córnea, enquanto alguns afetados espumavam pela boca.
Guterres reiterou que, se for confirmado o uso de armas químicas no ataque, trata-se de um ato “abominável” que requereria uma “exaustiva investigação”. Tanto as autoridades sírias como a Rússia negaram de maneira contundente o uso de armas químicas nos bombardeios de Duma e nenhuma outra fonte independente a confirmou.
Guterres considerou “crucial” que as partes do conflito protejam os civis em cumprimento às leis humanitárias internacionais e de direitos humanos, assim como às resoluções aprovadas pelo Conselho de Segurança da ONU.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
Câmeras corporais de São Paulo não atendem especificação do STF
A análise de Edler cita a possibilidade de se fazerem aditivos ao contrato
Operário e Costa Rica disputam final do Estadual Feminino no próximo sábado
Final do Estadual Feminino no próximo sábado (14) no Estádio Jacques da Luz
Vendas de veículos financiados crescem 12,4% em novembro
No acumulado do ano até novembro, as vendas financiadas de veículos somaram 6,5 milhões de unidades
Assembleia homenageia descendentes italianos de MS
Em dia 3 de janeiro de 1874, 388 italianos embarcaram no navio La Sofia
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.