Ultra-direitista e ambientalista empatam em eleição na Áustria

Resultado será decidido hoje

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Resultado será decidido hoje

O segundo turno das eleições presidenciais na Áustria, no último domingo (22), terminou em um empate técnico entre o ultradireitista Norbert Hofer (FPÖ) e o ambientalista Alexander Van der Bellen, candidato independente. Agora, a decisão será por meio dos votos enviados pelo correio, que somam cerca de 900 mil.

De acordo com o jornal espanhol El País, o partido ultradireitista FPÖ obteve o maior resultado de sua história em abril passado, quando venceu o primeiro turno com cerca de 35% dos votos. A diferença foi e 14 pontos sobre Van der Bellen. Na última apuração, o Ministério do Interior da Áustria anunciou uma pequena vantagem de Hofer, tendo 51,9% contra 48,1% do ambientalista.

A campanha de ambos os lados polarizou a Áustria. De um lado, o partido de Hofer pregou uma postura anti-imigração e pautas ultraconservadoras. Do outro, Van der Bellen propôs maior flexibilização em relação à entrada de estrangeiros. O FPÖ, partido que lança a candidatura de Hofer, foi a primeira legenda abertamente de extrema-direita a surgir na Europa depois da Segunda Guerra Mundial, abrigando vários antigos simpatizantes  do nazismo.

(Com supervisão de Mayara Sá)

Conteúdos relacionados