Irã anuncia ação legal contra os EUA e eleva tensão entre os dois países
Por atrasos em acordo nuclear
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Por atrasos em acordo nuclear
O presidente do Irã, Hassan Rohani, encarregou seu ministro das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif, de abrir uma ação legal contra os Estados Unidos por causa de “atrasos” na implantação do acordo nuclear assinado em 2015 e da extensão das sanções contra o país. As informações são da Agência ANSA.
Rohani também pediu ao seu chanceler para iniciar um procedimento “diplomático” e apresentar os resultados dentro de um mês e ordenou à Organização de Energia Atômica do Irã (Aeoi) que planeje a construção de propulsores nucleares para transporte marítimo.
No início de dezembro, o Senado dos EUA aprovou a prorrogação das sanções contra Teerã, que terminariam no fim de 2016, por mais 10 anos. A medida foi aprovada por um placar de 99 a zero e agora está na mesa do presidente Barack Obama, que pode sancioná-la ou não.
Segundo os senadores, a iniciativa não viola o acordo nuclear entre o Irã e as maiores potências do planeta, mas Rohani diz que trata-se de uma “clara violação” ao pacto e acusa Washington de “negligência” na implantação do tratado.
O acordo foi assinado em julho de 2015 e entrou em vigor em janeiro deste ano, prevendo a eliminação progressiva das sanções impostas à economia iraniana. Em troca, os iranianos se comprometeram a limitar suas atividades nucleares, reduzir seu número de centrífugas de 19 mil para 6,1 mil em 10 anos e permitir inspeções periódicas da ONU em suas instalações.
Apesar do pacto, o aiatolá Ali Khamenei alertou em diversas ocasiões para a “falsidade” de Washington e pediu para os iranianos não acreditarem nas promessas norte-americanas. Os senadores dos EUA defendem que a extensão das sanções foi aprovada apenas para mostrar a Teerã que, caso o tratado não seja respeitado, as consequências serão imediatas.
A retomada da tensão entre os dois países acontece a pouco mais de um mês da posse do presidente eleito Donald Trump, que já prometeu engavetar o acordo nuclear.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
CCZ oferece atendimento em shopping da Capital neste sábado
Ação faz parte da campanha Dezembro Verde e visa o combate aos maus-tratos e abandono aos animais
Vereadores homenageiam personalidades com a medalha “Destaques da Década”
A medalha é destinada a autoridades, personalidades, políticos, instituições, campanhas, programas ou movimentos que promoveram avanços relevantes para a capital
Rapaz é brutalmente agredido no interior e internado em estado grave na Santa Casa da Capital
A vítima ainda não foi identificada, pois não está portando documento
VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
Morador gravou vídeo em cascata de lama na Rua Paranapebas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.