Ex-comediante é eleito presidente da Guatemala

Torres, que representava a política tradicional do país

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Torres, que representava a política tradicional do país

Jimmy Morales, que se destacou nas manifestações dos últimos meses contra os escândalos corrupção no país, foi eleito com mais de 67% dos votos, derrotando a ex-primeira dama Sandra Torres.

O ex-comediante Jimmy Morales venceu o segundo turno das eleições presidenciais na Guatemala neste domingo (25/10), conquistando um resultado histórico. O oposicionista conseguiu o dobro da votação de sua concorrente, a ex-primeira dama Sandra Torres.

Morales, de 46 anos, angariou 67,43% dos votos na sua primeira tentativa de chegar ao cargo mais alto do país, enquanto Torres conquistou apenas 32,57% do total. O ex-comediante, um novato na política guatemalteca, se destacou nas manifestações dos últimos meses contra os escândalos corrupção que abalaram a confiança da população no sistema político do país.

Torres, que representava a política tradicional do país, conseguiu superar Morales em apenas um dos vinte e dois estados guatemaltecos, num resultado que expressa o descontentamento da população com a classe política do país.

Uma investigação apoiada pela ONU examina um esquema milionário de fraude aduaneira que resultou na renúncia e prisão do ex-presidente Otto Pérez Molina.

“Como presidente, recebo o mandato do povo da Guatemala para combater a corrupção que nos consome”, declarou Morales na noite deste domingo. O comediante, que será o 14º presidente da era democrática na Guatemala, será empossado no dia 14 de janeiro para exercer um mandato de quatro anos.

Conteúdos relacionados