Estado Islâmico usa exército de 45 mil ‘usuários’ no Twitter

Pesquisa foi apresentada ao Congresso dos Estados Unidos por especialista

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Pesquisa foi apresentada ao Congresso dos Estados Unidos por especialista

O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) utiliza um exército de 45 mil perfis no Twitter para espalhar suas mensagens de ódio na rede social.

Segundo o jornal britânico The Telegraph, o número é de uma pesquisa apresentada no Congresso dos Estados Unidos na última terça-feira (27) por J.M. Berger, especialista do Brookings Institution e conhecedor do uso de mídias sociais por grupos jihadistas.

No estudo, que terá sua versão completa publicada em março, é revelado que os extremistas utilizam milhares de bots – sistema automatizado para tuitar – que continuam aumentando apesar da suspensão desse tipo de recurso no twitter. 

Berger disse ainda que não há nada de misterioso em como o EI explora as redes sociais para espalhar sua mensagem, e que isto é vital para o grupo atingir seus usuários ativos.

Em seu relatório, Berger explica que o Twitter está agindo contra o EI, após contas do microblog divulgarem as imagens do jornalista americano, James Foley, sendo executado. Cerca de 800 usuários ligados aos jihadistas foram suspensos – outros 18 mil teriam algum tipo de ligação com o EI.

 

 

Conteúdos relacionados