Nesta terça-feira (30), após uma reunião no Itamaraty, a Delis Ortiz foi agredida por agentes de segurança do presidente venezuelano Nicolás Maduro e agentes a serviço do GSI (Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República). A repórter da levou um soco no peito durante a confusão, que começou enquanto Maduro fazia uma coletiva.

Os seguranças tentavam conter a aproximação dos profissionais de imprensa que acompanhavam o encontro entre os presidentes da América do Sul. Em meio ao tumulto, a jornalista foi atingida.

Imagens que circulam nas são do momento seguinte à agressão e mostram a revolta de outros jornalistas que estavam no local. Além de Delis, outros profissionais também foram agredidos. A repórter recebeu atendimento em uma sala do Itamaraty.

Em nota a Globo afirmou que “repudia o ato de violência contra os jornalistas, se solidariza e aguarda as providências a serem tomadas para a punição dos responsáveis”.

Nesta quarta-feira (31), durante o jornal Estúdio i, Delis se manifestou sobre o ocorrido. “O que foi assustador, é que não eram exatamente os guarda-costas do Maduro que deu o soco. Levei uma braçada no pescoço de um segurança do Maduro pela altura. Mas eu levei o soco de um menino de 18 ou 19 anos que são recrutados pelo GSI, absolutamente despreparados para esse tipo de evento, eles entraram em pânico e entraram no ritmo dos seguranças do Maduro”, explicou a jornalista.