Pular para o conteúdo
Famosos

Morre Germano Mathias, o ‘catedrático do samba’, aos 88 anos

Músico enfrentava uma pneumonia muito severa.
Da Redação -
Compartilhar

O cantor e sambista Germano Mathias morreu nesta quarta-feira, aos 88 anos. A confirmação veio de sua produtora, Angélica Tobias. Segundo ela, o músico enfrentava uma pneumonia muito severa. A morte também inspirou um post na conta oficial de Germano no Facebook: “Neste momento, infelizmente informamos que o Catedrático do Samba deixou esse plano. Indo para as esferas superiores”.

Catedrático do samba era, de fato, um de seus apelidos, especialmente por causa do jeito peculiar com que interpretava os sambas, sempre de forma sincopada, e, como acompanhamento, a batida com a tampa de uma lata de graxa, herança dos engraxates da Praça da Sé, com quem conviveu no início da década de 1950.

Germano nasceu no bairro do Pari, em 2 de julho de 1934, filho de imigrantes portugueses. Aos 14 anos, foi convidado a integrar a escola de samba Rosas Negras, na ala da bateria.

Ele trabalhou como camelô, marreteiro e vendedor de pomadas e sabão até iniciar a carreira de músico no dia 26 de outubro de 1955, quando se apresentou no quadro À Procura de um Astro, do programa Caravana da Alegria, que J. Silvestre, Cláudio Luna e Élcio Álvares tinham na Rádio Tupi de São Paulo. Ele defendeu Minha Nega na Janela, composição sua com Firmo Jordão que mais tarde seria um dos seus sucessos em gravação pela Polydor. Foi o melhor entre 300 candidatos e ganhou um contrato com a Tupi, com duração de catorze meses.

Em 1957, ganhou o Troféu Roquette Pinto de revelação masculina (ao lado de Maysa, que ganhou o de revelação feminina), o que lhe deu um impulso na carreira. Já era conhecido quando começou a gravar composições de Zé Keti, que conheceu na Mangueira, no Rio.

O sucesso, porém, não durou muito – Germano deixou de ser convidado para shows e gravar discos para trabalhar como oficial de justiça criminal.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados