Uma senadora mexicana virou alvo de ataques na web após um ‘nude acidental' vazar. Ela apareceu nua durante conferência pela internet com membros do Banco do México e jornalistas. Martha Lucía Micher, de 66 anos, se esqueceu de desligar a câmera e começou a trocar de roupa, segundo o jornal britânico Daily Mail.

De acordo com o jornal brasileiro O Dia, a conferência na plataforma Zoom aconteceu no dia 29 de maio, mas só vazou agora, depois que um dos participantes, ainda não identificado, divulgou as imagens.

A senadora pediu desculpa pelo incidente e disse que tem sido alvo de ataques e nas por causa do porte físico.

Martha Lucía, senadora mexicana
Martha Lucía, senadora mexicana, reagiu aos ataques após vazamento do nude acidental (Reprodução, Internet)

Mas, ela não se rendeu: “Sou Malu Micher e não tenho vergonha de ter mostrado parte do meu corpo, da minha intimidade por acidente, porque é exatamente essa noção de que uma mulher é ‘apenas o seu corpo' que permite e tem fomentado a objetificação das mulheres, algo contra o qual eu sempre lutei”, defendeu.

Na sequência, Malu ainda explicou a trajetória. “Sou uma mulher com 66 anos de idade, amamentei 4 crianças, três das quais são hoje profissionais de excelência, e muito me orgulho. Lutei pela minha ideologia nos últimos 40 anos em vários cargos na defesa dos . Sou uma mulher que não tem vergonha do seu corpo: amo-o e cuido”, disse.

Vazar nude acidental também é crime

E, para quem acha normal exibir as imagens íntimas de terceiros sem autorização, é bom lembrar que mesmo o vazamento de um nude acidental é crime que pode colocar o autor na cadeia. Assim, caso haja uma quebra de confiança por uma das partes, é caso de polícia!

De acordo com a legislação brasileira, quem acessa sem autorização ou compartilha nudes alheios pode responder e ser condenado a até à cadeia. Segundo Felipe Germano orienta neste ‘guia prático para nudes sem risco, “o ato isolado de invadir um sistema e capturar imagens eróticas sem autorização pode trazer até três anos de reclusão e multa, de acordo com a lei 12.737/2012”

Além disso, “o compartilhamento de imagens, sejam ela enviadas espontaneamente ou não, tem pena ainda maior: cinco anos de xadrez, mais multa”.