Abordando a fronteiriça sul-mato-grossense a partir do talento do multi-instrumentista Marcelo Loureiro, a série documental “A Alma da Nossa Música” estreia nesta quarta-feira (25). O primeiro episódio será exibido para convidados às 19h30 no cinema do Shopping Bosque dos Ipês.

Um dos ícones da música instrumental sul-mato-grossense, Marcelo vem se destacando no cenário musical nacional e internacional por emprestar a genialidade de seus arranjos sofisticados e contemporâneos para clássicos da polca, da guarânia e do chamamé, oferecendo uma nova roupagem para antigos sucessos desses gêneros musicais.

“A Alma da Nossa Música” é o primeiro projeto da , roteirista e diretora de audiovisual Ana Carla Loureiro e viaja pela infância de Marcelo, seu primo. “A ideia desse filme nasceu durante a pandemia, quando fui à casa do Marcelo, que é meu primo, para ajudá-lo com a gravação de um vídeo”, conta a autora.

“Na ocasião, ele me mostrou um arranjo que havia feito para ‘Mi Dicha Lejana', composição de Emídio Ayala, música que nosso avô, Poty Loureiro, gostava muito. Marcelo me contou, então, que tinha uma imagem dele, ainda menino, tocando essa mesma guarânia com nosso avô, um músico autodidata que influenciou muito a carreira do Marcelo. Foi aí que sugeri de fazermos algo com aquele material”, revela Ana Carla.

A partir desse encontro, a jornalista teve a ideia de fazer uma série documental sobre músicos e músicas do Estado, sendo Marcelo a abrir o projeto.

A Alma da Nossa Música

As gravações do aconteceram entre os meses de junho e julho deste ano e a equipe de filmagem percorreu seis cidades do estado: Campo Grande, Sidrolândia, Nioaque, Guia Lopes da Laguna, Jardim, , e duas cidades do Paraguai, Bella Vista Norte e Assunção.

O documentário traz, também, dramatizações para ilustrar a história pessoal do músico. O destaque é a participação de Carmen Insfran, de 90 anos, paraguaia radicada no Brasil há mais de oito décadas. Tia Chola, como é carinhosamente conhecida entre a família Loureiro, interpreta a avó de Marcelo e de Ana Carla, Maria Arrua Loureiro, cunhada de Chola, que morreu no início da pandemia, aos 96 anos.

A direção de fotografia do vídeo é de João Paulo Gonçalves, a direção de produção de Nayara Ferreira, o sound design de Adilson Fernandes Big e a montagem e finalização de Gladson Beda e Fabio Ferelli.

Onde assistir

O vídeo será disponibilizado via plataforma digital gratuita no YouTube, logo após a estreia, e poderá ser acessado gratuitamente. Mais informações sobre o documentário podem ser acessadas na página do projeto no Instagram: @aalmadanossamusica.

“A Alma da Nossa Música – Episódio 1 Marcelo Loureiro” também terá sessões exclusivas para estudantes da rede estadual de ensino, com bate-papo com o artista e representantes da equipe do projeto após a exibição.

a alma da nossa música