Série documental sul-mato-grossense, A Alma da Nossa Música estreia nesta quarta
“A Alma da Nossa Música – Episódio 1 Marcelo Loureiro” também terá sessões exclusivas para estudantes da rede estadual de ensino
João Ramos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Abordando a música fronteiriça sul-mato-grossense a partir do talento do multi-instrumentista Marcelo Loureiro, a série documental “A Alma da Nossa Música” estreia nesta quarta-feira (25). O primeiro episódio será exibido para convidados às 19h30 no cinema do Shopping Bosque dos Ipês.
Um dos ícones da música instrumental sul-mato-grossense, Marcelo vem se destacando no cenário musical nacional e internacional por emprestar a genialidade de seus arranjos sofisticados e contemporâneos para clássicos da polca, da guarânia e do chamamé, oferecendo uma nova roupagem para antigos sucessos desses gêneros musicais.
“A Alma da Nossa Música” é o primeiro projeto da jornalista, roteirista e diretora de audiovisual Ana Carla Loureiro e viaja pela infância de Marcelo, seu primo. “A ideia desse filme nasceu durante a pandemia, quando fui à casa do Marcelo, que é meu primo, para ajudá-lo com a gravação de um vídeo”, conta a autora.
“Na ocasião, ele me mostrou um arranjo que havia feito para ‘Mi Dicha Lejana’, composição de Emídio Ayala, música que nosso avô, Poty Loureiro, gostava muito. Marcelo me contou, então, que tinha uma imagem dele, ainda menino, tocando essa mesma guarânia com nosso avô, um músico autodidata que influenciou muito a carreira do Marcelo. Foi aí que sugeri de fazermos algo com aquele material”, revela Ana Carla.
A partir desse encontro, a jornalista teve a ideia de fazer uma série documental sobre músicos e músicas do Estado, sendo Marcelo a abrir o projeto.
A Alma da Nossa Música
As gravações do documentário aconteceram entre os meses de junho e julho deste ano e a equipe de filmagem percorreu seis cidades do estado: Campo Grande, Sidrolândia, Nioaque, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Bela Vista, e duas cidades do Paraguai, Bella Vista Norte e Assunção.
O documentário traz, também, dramatizações para ilustrar a história pessoal do músico. O destaque é a participação de Carmen Insfran, de 90 anos, paraguaia radicada no Brasil há mais de oito décadas. Tia Chola, como é carinhosamente conhecida entre a família Loureiro, interpreta a avó de Marcelo e de Ana Carla, Maria Arrua Loureiro, cunhada de Chola, que morreu no início da pandemia, aos 96 anos.
A direção de fotografia do vídeo é de João Paulo Gonçalves, a direção de produção de Nayara Ferreira, o sound design de Adilson Fernandes Big e a montagem e finalização de Gladson Beda e Fabio Ferelli.
Onde assistir
O vídeo será disponibilizado via plataforma digital gratuita no YouTube, logo após a estreia, e poderá ser acessado gratuitamente. Mais informações sobre o documentário podem ser acessadas na página do projeto no Instagram: @aalmadanossamusica.
“A Alma da Nossa Música – Episódio 1 Marcelo Loureiro” também terá sessões exclusivas para estudantes da rede estadual de ensino, com bate-papo com o artista e representantes da equipe do projeto após a exibição.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Últimas Notícias
Crise na polícia penal tem diretor afastado do semiaberto da Gameleira em Campo Grande
Estopim para afastamento de diretor ocorreu após atraso de saída de presos para o trabalho
Acidentes de trânsito lotam Santa Casa e hospital tem 6 vezes mais pacientes que sua capacidade
Cenário pode ficar ainda mais grave, já que, neste período do ano, há aumento de traumas
Nas proximidades do Natal, Campo Grande tem estabilidade nas vendas do comércio
O acumulado no ano chegou a 6,3%
Rapaz é flagrado furtando desodorantes e chocolates de mercado em Dourados
Mercadorias estavam em uma mochila que também era furtada de uma loja no shopping
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.