Mistura também faz bem para a saúde

 

De uma simplicidade incrível, o molho pesto é característico da culinária italiana, principalmente ao ser servido junto a massas frescas e saladas. Composto basicamente por manjericão e azeite de oliva, consegue surpreender e alegrar qualquer prato. “O molho pesto é um molho que pode ser consumido frio ou quente, com massas de diversos formatos e sabores, é interessante e não ‘carrega’ o seu paladar”, afirma a culinarista Susana Leal. O molho ainda pode ser utilizado no acompanhamento de carnes como filé mignon, e também de legumes como a batata. 

Um dos segredos para um molho pesto saboroso é o uso de um azeite de qualidade, que seja realmente virgem e não tenha óleo de soja em sua composição. “Isso faz diferença no sabor final, assim como o uso de um bom parmesão faz diferença na hora de finalizar o prato”, enfatiza. Para o Midiamais, ela ensina o preparo de um molho simples que pode ser utilizado a qualquer hora, do almoço ao jantar, e que também pode ser congelado, durando até dois meses no congelador. O importante é garantir ingredientes bons e um maço de manjericão fresco e aromático. 

 

O manjericão é conhecido por suas propriedades medicinais e pelo sabor / Foto: Divulgação

 

Para que o prato fique quente, ela explica que a massa saboreada deverá ser servida direto no prato com o molho, o mesmo valendo para as carnes e a batata. No caso do prato frio, basta aguardar a massa esfriar. 

Confira o modo de fazer: 

Molho Pesto

Ingredientes: 
1 maço grande de manjericão fresco
50g de castanhas de caju ou do Pará picadas
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra-virgem
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Suco de meio limão siciliano
1 dente de alho bem amassado
Meio copo de água quente

Modo de Preparo:
Coloque as folhas de manjericão lavadas e escorridas, selecionadas, em um liquidificador ou processador, sem retirar os talos. Ligue e junte as castanhas e o queijo parmesão. Bata por 2 minutos. Desligue por um minuto e coloque o azeite, voltando a processar. Vá jogando a água aos poucos, e prove o sabor, adicionando o suco de limão, alho, sal e pimenta. Processe por mais 2 minutos e sirva. Uma dica: sirva o molho com tomates cereja, acrescentando mais sabor. 

Espaguete é uma boa massa para servir com molho pesto / Foto: Divulgação