Aprenda a receita de um prato com poucos ingredientes mas muito sabor

 

Gastronomia: Bolinho 'simpático', falafel é opção leve de iguaria árabeO grão-de-bico é uma leguminosa, cujo sabor é suave e a textura é bastante diferente. Muitas pessoas costumam comer como salada, cozido ou com vinagrete, mas o grão pode servir de base para diversos pratos saborosos, conforme explica a culinarista Aline Brito. “Um dos usos para o grão-de-bico é o preparo do falafel, um bolinho saboroso de origem árabe”, afirma ela. Esse bolinho, que pode ser frito ou assado, agrega poucos ingredientes e, segundo ela, é muito barato. “O falafel é a solução para quem quer maneirar no consumo de carne, por exemplo. Pode ser feito mais ‘achatadinho', como um nugget, ou como uma almôndega”, ensina. 

Para a culinarista, o charme do falafel está em combinar os condimentos e ervas de forma correta. Presente na árabe, o hortelã é uma erva que dará um sabor incrível ao falafel, mas é possível utilizar alecrim, manjericão, coentro e salsinha, o que a pessoa tiver disponível. “O importante é processar todas essas ervas para que o sabor possa estar mais concentrado quando a pessoa morde o falafel. Outra coisa importante é usar alho e cebola para ressaltar o sabor do grão de bico”, indica. 

Foto: Divulgação

 

Um detalhe é que o falafel é preparado não com o grão-de-bico cozido, e sim com ele deixado de molho em 24 horas. Uma dica é trocar a água desse molho a cada oito horas, pois pode “fermentar”, alterando o gosto. Muitas vezes, dependendo da textura do grão, oito horas de molho, como algumas receitas indicam, é pouco para o grão, extremamente duro. Por isso, o preparo deve ser planejado com antecedência. “A crocância e o sabor desse bolinho, extremamente saudável e livre de gorduras ruins, compensa muito”, afirma a culinarista. 

Abaixo, ela dá uma receita bacana de bolinho de falafel. Confira:

Bolinho de falafel 

Ingredientes:
1 copo de grão-de-bico deixado de molho
2 dentes de alho picados
1/2 cebola média picada
1 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de raspas de limão
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 copo de salsinha fresca picada
1 copo de hortelã fresca picada
1 a 2 colheres (chá) de sal
1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino

Modo de preparo:
Deixe o grão-de-bico por 24 horas de molho, trocando a água a cada 8 horas. Escorra a água. Bata o grão-de-bico com sal no processador, acrescente os demais ingredientes. Vá batendo aos poucos. Para o bolinho não desmanchar, acrescente a farinha de trigo (para fazer bolinhos assados a farinha não é necessária). Monte os bolinhos e frite em óleo quente. Caso faça frito, coloque sobre um papel para escorrer a gordura. Para assar, é preciso untar uma frigideira para que eles não grudem, e assar por 40 minutos, virando o bolinho para dourar o outro lado após metade desse tempo. Rendimento: 12 bolinhos.