Pular para o conteúdo
Cinema

Filmes imperdíveis do subgênero “Quem Matou?” depois de ver Morte no Nilo

Por mais que o nome possa não parecer reconhecível em primeiro instante, certamente todos já assistiram um filme do subgênero whodunit. Baseando-se em histórias de detetive, a expressão é literalmente uma abreviação de “Who Done It?”, onde questiona a uma longa fila de suspeitos quem teria cometido um crime – muitas vezes, um assassinato.   … Continued
Arquivo -

Por mais que o nome possa não parecer reconhecível em primeiro instante, certamente todos já assistiram um filme do subgênero whodunit. Baseando-se em histórias de detetive, a expressão é literalmente uma abreviação de “Who Done It?”, onde questiona a uma longa fila de suspeitos quem teria cometido um crime – muitas vezes, um .

 

Aproveitando o lançamento de Morte no Nilo, que traz novamente o detetive dos livros de Agatha Christie para os cinemas, é uma ótima oportunidade para relembrar alguns exemplares imperdíveis do gênero nos cinemas que você confere com a SKY São Paulo com facilidade.

 

Confira abaixo:

 

Assassinato no Expresso do Oriente (2016)

 

Apesar de o detetive Hercule Poirot já ter tido incursões de destaque no cinema e na TV, seu maior sucesso veio de forma recente, com a ambiciosa adaptação de Kenneth Branagh em Assassinato no Expresso do Oriente. Recontando a história de Agatha Christie de forma fiel e deliciosa, o filme de Branagh se diverte com a personalidade forte do Poirot, assim como o multifacetado e estelar elenco coadjuvante. É um excelente filme de detetive, e que preserva a espetacular subversão do próprio whodunit em sua genial resolução final.

 

Entre Facas e Segredos (2019)

 

Seguindo bem de perto a trilha de Agatha Christie e do próprio Hercule Poirot, o versátil cineasta Rian Johnson oferece sua visão para o que seria um novo tipo de detetive whodunit. Entra agora o espalhafatoso detetive sulista vivido por Daniel Craig, que precisa desvendar o intrínseco mistério sobre quem teria matado um magnata excêntrico no dia de seu aniversário. A prosa de Johnson se diverte com a desprezível família protagonista, com um elenco de peso que aproveita os nomes de Jamie Lee Curtis, Chris Evans, Michael Shannon e tantos outros – onde a carismática Ana de Armas se mostra como o grande destaque, assim como a bem bolada reviravolta.

 

Millennium – Os Homens que Não Amavam as Mulheres (2011)

 

As definições de “caso frio”, que se refere a investigações sem resolução fechadas há anos atrás, são atualizadas com essa fantástica obra-prima de David Fincher. Servindo como nova adaptação da trilogia de sucesso do sueco Stieg Larsson, Os Homens que Não Amavam as Mulheres narra a parceria inusitada entre o jornalista veterano de Daniel Craig (olha ele de novo) e a antissocial de Rooney Mara, que trabalham juntos para investigar o desaparecimento da herdeira de uma família poderosa, onde cada tio, primo, e bisavô de passado nebuloso se mostram como potenciais suspeitos. Uma perturbadora e surpreendente história de detetive, que vai muito além de um mero whodunit para chocar o espectador.

 

Pânico (1996)

 

Se há alguma dúvida sobre como funciona o subgênero do whodunit, basta olhar para uma das franquias de terror mais populares dos últimos anos. Em todos os seus cinco exemplares, Pânico nada mais é do que uma história de descobrir quem é o assassino por trás da máscara de Ghostface, cujo ícone é sempre um manto a ser passado e reaproveitado a cada filme. Seja nos longas de Wes Craven ou no reboot lançado em 2022, Pânico se diverte com a gigantesca lista de suspeitos e as mais absurdas resoluções para que o espectador nunca consiga prever quem está por trás da máscara amedrontadora.

 

Os Suspeitos (2013)

 

Antes de maravilhar com os mundos fantásticos de Blade Runner 2049 e a nova versão de Duna, Denis Villeneuve aplicou seus talentos formidáveis em um atmosférico filme de suspense. Os Suspeitos acompanha o desaparecimento de duas crianças em um bairro familiar, colocando os pais e policiais da cidadezinha em profundo desespero. É um filme onde a solução parece estar bem abaixo do nariz, com a ascensão de um suspeito bem evidente, mas que se revela bem mais complexo e fascinante à medida em que o investigador vivido por Jake Gyllenhaal mergulha em um verdadeiro buraco negro de contradições e segredos. Simplesmente imperdível.

 

Zodíaco (2007)

 

Novamente temos David Fincher na lista, e agora com uma assustadora história real. Pior do que a angústia de não saber quem é o culpado em uma narrativa whodunit, é a certeza absoluta de não ter uma resposta quando os créditos começam a subir. É o que acontece no sombrio Zodíaco, que acompanha a nuvem de terror que um enigmático serial killer jogou na população americana na década de 70, colocando jornalistas, detetives e até cartunistas em uma missão para desvendar seus enigmas e investigar todos os potenciais suspeitos por trás das mortes espalhadas pelo estado da Califórnia. Como o Zodíaco nunca foi apanhado na vida real, o filme de Fincher é um whodunit sem respostas, contando apenas com suposições fortes e um quebra-cabeças realmente instigante e aterrorizante. Anos depois, ainda é possível encontrar esse culpado?

 

Garota Exemplar (2014)

Para finalizar, mais uma vez David Fincher surge na lista. Considerado outro longa obra-prima na carreira do diretor, Garota Exemplar adapta o livro best seller de Gillian Flynn que chocou a todos com suas reviravoltas insanas e final surpreendente. Na trama, acompanhamos o relacionamento aparentemente perfeito do casal Dunne.

Muito apaixonados, tudo parece ser um conto de fadas para Nick e Amy, uma bem-sucedida escritora infantil americana. Entretanto, a vida sofre uma tremenda reviravolta quando Amy subitamente desaparece. Por ser famosa, rapidamente a polícia começa a agir e, ao coletar evidências do desaparecimento, encontra diversos indícios de um assassinato brutal na casa dos Dunne.

 

Inocente até que se prove o contrário, Nick, com toda a opinião pública e familiares contra ele, precisa agir rapidamente para conseguir provar a sua inocência e, de quebra, ainda encontrar Amy que ainda pode estar viva. O que ele não sabe é que durante a sua investigação particular, Nick acabará encontrando provas de que Amy não é a mulher que ele pensava que fosse.

*Esta é uma página de autoria de SKY SÃO PAULO e não faz parte do conteúdo jornalístico do MIDIAMAX.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados