Cineastas e estrelas do de uniram forças com a Humane Society International (HSI) na produção de um poderoso curta-metragem de animação stop-motion, o #SaveRalph, para pedir o fim dos testes de cosméticos em animais ao redor do planeta. Embora proibida em 40 países, a prática é completamente legal na maioria dos lugares e está, inclusive, voltando em algumas regiões, submetendo milhares de animais ao sofrimento e morte desnecessários.  

Taika Waititi, Ricky Gervais, Zac Efron, Olivia Munn, Pom Klementieff, Tricia Helfere outros grandes nomes estão juntos para ajudar a HSI a mudar este cenário, emprestando suas vozes ao #SaveRalph, que tem como objetivo lançar luz sobre o sofrimento suportado pelos animais e envolver consumidores e políticos na missão e banir a prática. O roteirista e diretor Spencer Susser (Hesher e O Rei do Show) e o produtor Jeff Vespa (Voices of Parkland) se associaram ao estúdio Arch Model, do grande criador de marionetes, Andy Gent, na produção que trouxe à vida o personagem Ralph. A versão brasileira foi dublada por Rodrigo Santoro e o filme conta ainda com uma mensagem de apoio de Maggie Q.

“Quando recebi o convite, fiquei impactado com o depoimento do Ralph. Depois, soube do envolvimento de artistas tão sérios pelo mundo com o projeto. Pra mim, foi uma honra contribuir com uma causa tão importante. Não percam – e vamos à reflexão!”, diz Rodrigo Santoro.

Segundo Jeffrey Flocken, presidente da Humane Society International: “#SaveRalph é um alerta de que os animais ainda estão sofrendo na indústria de cosméticos e que é tempo de parar. Hoje temos uma oferta abundante de produtos confiáveis que são livres de testes em animais e com abordagens que garantem sua confiabilidade. Não existe mais desculpa para fazermos animais como Ralph sofrerem para que a indústria possa testar seus ingredientes”, acredita.

O filme apresenta a campanha da HSI a partir do coelho falante Ralph, dublado por Rodrigo Santoro, sendo entrevistado enquanto vai para sua rotina diária de trabalho como cobaia em um laboratório toxicológico. A campanha da HSI, #SaveRalph, aborda a questão perturbadora do teste em animais de forma original e inesperada, usando a história de um coelho para evidenciar a situação de incontáveis coelhos e outros animais que estão sofrendo neste exato momento em laboratórios ao redor do mundo. O filme envolve os espectadores para que todos possam se engajar e ajudar a banir os testes em animais de uma vez por todas.   

De acordo com Antoniana Ottoni, Relações governamentais da HSI no Brasil, “a discussão a respeito do banimento dos testes de cosméticos em animais já dura quase 10 anos no Brasil. Nós recrutamos Ralph como nosso porta-voz para ajudar essas leis a ultrapassarem a linha de chegada. E líderes da indústria, como Lush, Unilever, P&G, L'Oréal e Avon estão trabalhando conosco para reforçar que mais nenhum animal precise sofrer ou morrer por conta de testes de cosméticos. Agora, nós convocamos todos os Senadores para votar urgentemente pela lei PLC 70/2014 e pôr um fim nessas práticas cruéis e desnecessárias”. 

Nossa campanha é focada em 16 países prioritários, incluindo Brasil, Canadá, Chile, México, África do Sul e 10 nações do sudoeste asiático. Nossas organizações parceiras são Humane Society dos Estados Unidos e Humane Society Fundo Legislativo, focada em legislação americana. Nós também estamos levantando lugares que já estão com a proibição em vigor, como na Europa, onde autoridades estão tentando explorar uma brecha legal para pedir novos testes em animais para ingredientes em cosméticos, de acordo com a legislação química. #SaveRalph irá iluminar esses países, levando-os em direção ao futuro livre de crueldade animal que o público e os consumidores esperam.   

O curta-metragem e materiais educacionais sobre o status atual de testes em animais e uma petição para exigir que as autoridades brasileiras apoiem as medidas propostas pela campanha #LiberteSeDaCrueldade, pela proibição de testes cosméticos em animais e a venda de cosméticos testados desta forma, estão disponíveis agora em: hsi.org/Ralph.