Após a cerimônia de posse na tarde deste domingo (1º), em Brasília, o presidente eleito, Luiz Inácio  da Silva (PT), e sua mulher, a socióloga Janja, farão um jantar de recepção para convidados.

O cardápio do jantar inclui prato do chef sul-mato-grossense Paulo Machado, especializado na cozinha pantaneira e também da chef indígena Kalymaracaya Nogueira.

Ao Jornal Midiamax, o chef explicou que foram escolhidas receitas de vários chefs brasileiros de várias regiões, sendo ele um dos escolhidos na região Centro-Oeste. O Arroz Carreteiro com ovo e PANCs, receita que integra o livro de cozinha pantaneira do chef, lançado em 2020, o ‘Cozinha Pantaneira: Comitiva de Sabores', aparece no cardápio em meio à outras especialidades.

Kalymaracaya Nogueira participa com um prato chamado Ho'o xanena xupu (mojica de mandioca com peixe). De Aldeia do Bananal, em Aquidauana, ela é formada em turismo e gastronomia e pós-graduada em História e Indígena e Afro-Brasileira.

Confira a receita do arroz carreteiro:

Arroz Carreteiro com ovo e PANCs

Ingredientes:

  • 1 kg de de sol ou carne-seca lampinada
  • 2 cebolas picadas
  • 4 dentes de alho amassados no pilão
  • 500 ml de óleo de milho ou azeite de oliva
  • 300 g de bacon bem picadinho
  • 400 g de arroz agulhinha
  • 1 pimenta dedo-de-moça picada e sem sementes
  • 6 bananas-da-terra picadas em rodelas e fritas por imersão
  • 1,5 litro de água quente
  • 1/2 maço de cheiro-verde picado
  • PANCs a gosto para decorar (sugestão: ora pro nobis, beldroega, serralha, dente de leão)
  • 25 ovos de codorna cozidos cortados ao meio para decorar
  • sal a gosto

Modo de preparar

Deixe a carne de sol de molho na água, na geladeira, por pelo menos duas horas. Se optar por usar carne-seca, apenas lave para tirar o excesso de sal.

Frite as rodelas de banana numa frigideira, por imersão e em fogo alto, com 400 ml de óleo de milho. Depois de douradas, reserve-as entre folhas de papel absorvente para que fiquem
crocantes e corte-as em pedaços menores para decorar o prato.

Numa panela grande, frite a carne lampinada (cortes pequenos e irregulares) e o bacon nos 100 ml de azeite ou óleo restantes. Quando ela começar a dourar, junte a cebola, a pimenta, refogue por mais
alguns minutos e adicione o alho amassado. Junte a pimenta e refogue mais um pouco.

Quando tudo estiver corado e um fundinho aparecer na panela, junte o arroz e frite-o até que comece a ficar transparente. Junte então a água, mexa para acomodar os ingredientes e cozinhe em fogo brando até que o arroz fique macio e a água seque. Tampe a panela e deixe-o descansar por pelo menos cinco minutos.

Ajuste o sal e sirva com a banana, o meio ovinho de codorna e o cheiro verde e folhinhas rasgadas das PANCs por cima.

Rendimento: 50 porções versão degustação em mini ramekin, 50 gramas por porção.

Jantar presidencial

Kátia Barbosa, que já foi jurada do reality “Mestre do Sabor”, assina o bolinho de feijoada, enquanto é de Ieda Matos o pudim de tabuleiro de tapioca. Há também, entre as opções de doces, churros de tapioca com vatapá, da chef Morena Leite.

A única opção de bebida descrita no cardápio é a gin tônica com flor de clitória, de Bela Gil, que foi nomeada para o núcleo de Desenvolvimento Social e Combate à Fome da equipe de transição do governo eleito.

Confira o cardápio completo:

*Com informações G1