Viu essa? De ‘R’ puxado a ‘chiado de S’, site choca ao mostrar diferentes sotaques de moradores em MS

Site Localingua mostra diferentes sotaques falados em MS. Confira como acessar

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Site Localingua mostra diferentes sotaques falados em MS
Site Localingua mostra diferentes sotaques falados em MS

Mato Grosso do Sul é um estado rico em cultura e dividido entre 79 municípios. Apesar de todos compartilharem a essência regional, muitos se destacam por possuírem características próprias herdadas dos acontecimentos históricos, até mesmo da população que se desenvolveu e, claro, a maneira dela se expressar.

Nesta quinta-feira (10), o MidiaMAIS descobriu um site que mostra diferentes sotaques ao redor do mundo. Nessa lista, nove cidades sul-mato-grossenses estão inclusas e chocam pelos diferentes sotaques encontrados numa mesma região.

O site se chama Localingua e está disponível gratuitamente para consulta. Nele, os municípios de MS que aparecem são: Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Ponta Porã, Aquidauana, Paranaíba, Maracaju, Jardim e, por fim, Campo Grande.

Enquanto, na Capital, os moradores se comunicam com o som de ‘R’ extremamente puxado, em Corumbá acontece o oposto. Lá na região pantaneira, tem de tudo: mistura gaúcha, paraibana e até ‘chiado de S’. Confira no vídeo abaixo:

 

Isso não é por acaso, afinal Mato Grosso do Sul tem uma bagagem cultural muito ampla. No caso de Corumbá, onde a presença do sotaque é muito característica, o livro ‘Aspectos da pronúncia do /S/ em Corumbá-MS: uma abordagem sociolinguística’, de Rosangela Villa Da Silva, explica o motivo.

A pronúncia do ‘S’ em Corumbá

Segundo as informações do livro, esse som chegou ao Brasil por causa da Família Real Portuguesa que acabou se difundindo pelo litoral, como Bahia e Rio de Janeiro. O sotaque veio para Corumbá, então, por causa do movimento das Bandeiras, já que Corumbá estava na rota de expansão.

Depois, a pronúncia se ampliou com a chegada de muitos militares oriundos do Rio de Janeiro, a partir da instalação do 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil, em Ladário, e do 17º Batalhão de Fronteira do Exército brasileiro e da 18º Brigada de Infantaria de Fronteira em Corumbá. Nesse cenário, ainda hoje predomina a pronúncia chiada do ‘S’ em Corumbá, Ladário e fazendas do Pantanal.

Vale ressaltar que, além do sotaque, cada cidade também seu próprio linguajar e expressões típicas da respectiva população. Ficou curioso(a) de como é o sotaque na cidade vizinha? Acesse então esse link para descobrir mais sobre a vasta cultura sul-mato-grossense.

 

Conteúdos relacionados

cidade do natal familia de renas