Estreia nesta quinta-feira (24) o documentário ‘Sidrolândia Memórias', de Jander Gomez, que será exibido pela primeira vez na noite desta quinta-feira (24) na cidade, na Praça Porfírio. Com 35 minutos de duração, obra foi produzida com recursos da Lei Aldir Blanc.

Segundo a FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), o conta a história da formação da cidade de Sidrolândia pelo olhar de historiadores, antropólogos e moradores da região. Além disso, aborda sobre o desbravamento da cidade e o papel fundamental das mulheres ao longo dos anos.

O produtor cultural, escritor e roteirista de Jander Gomez diz que Sidrolândia é uma cidade que começa, de certa forma, errada. “Há um mistério muito grande, por exemplo, sobre a Dona Deolinda Pereira de Brito, que era as donas das terras que hoje está localizada a cidade. Toda a história de Sidrolândia passa pelas mulheres de forma muito mais decisiva que dos homens ao qual essas mulheres eram esposas. O documentário questiona principalmente, o apagamento da dona da fazenda que se formou Sidrolândia. Onde está a memória da Deolinda Pereira de Brito, a mulher que se casou com Porfírio de Brito pra se formar Sidrolândia? Por que a segunda esposa (Catarina de Abreu) tem a memória honrada e Deolinda não? Quais mulheres fazem parte da memória da cidade que podem ainda nos contar sobre elas e suas lutas? E então a ideia surgiu; contar a história de Sidrolândia por meio das mulheres”, afirma o produtor.

Sobre as dificuldades enfrentadas, Jander afirma que foi a falta de registros históricos sobre a cidade. “Recorri a depoimentos e aos poucos registros fotográficos e documentos. As entrevistas aconteceram em locais públicos e de fácil acesso para os entrevistados […] a maior dificuldade, como eu disse, foram encontrar fontes que pudessem ser acessadas para dar vivacidade a história”.

Serviço

  • Exibição do documentário “Sidrolândia Memórias”;
  • Data: 24 de fevereiro de 2022;
  • Horário: 19 horas;
  • Local: Praça Porfírio Pereira de Brito, em Sidrolândia.

Curtiu? Segue a gente no InstagramFacebook e TikTok. Tem sugestões? Mande pelas ou pelo WhatsApp do MidiaMAIS: (67) 99852-0998.