A dança cigana no Brasil tem tido um número cada vez maior de bailarinas, professoras e pesquisadoras. Inspirado nisso, o Coletivo Dança Cigana Brasil surge da união de profissionais, de vários Estados, para oferecer e apresentar um pouco de suas pesquisas em um evento virtual para divulgar nacionalmente as danças ciganas tradicionais.

Serão sete encontros on-line, sempre às 18h, com sete professoras de diferentes lugares do Brasil, incluindo a sul-mato-grossense Isa Yasmin, experiente professora de danças e artes de . Ela vai ministrar uma aula ao vivo, no dia 08 de julho, às 18h (horário de Campo Grande) no Coletivo, por meio do Facebook, que constam ao todo 4.500 integrantes no grupo.

“O convite veio da organizadora do , Juliana Lorenzoni que foi a idealizadora do projeto. Esta será a 4 edição e são profissionais de todo Brasil ministrando aulas ao vivo. A importância é enorme pois estamos projetando o MS pata todo Brasil e estarei representando o Estado com a cultura cigana”, conta ela.

Dança Cigana ganha evento nacional online com participação de sul-mato-grossense
Isa Yasmin (foto: acervo pessoal)

Isa Yasmin trabalha com danças étnicas desde 1994, iniciando com danças do Oriente Médio e posteriormente Danças Ciganas. Também é pesquisadora, professora, coreógrafa e professora de Artes da Rede Municipal de Ensino ( / )


Para participar

As aulas são gratuitas e acessíveis para bailarinas de todos os níveis. Para participar é muito simples:

– Arrume um espacinho em tua casa para dançar e interagir com as professoras.

– Peça ingresso ao grupo privado do Facebook chamado COLETIVO DANÇA CIGANA BRASIL

– Fique ligada na programação diária que teremos do dia 06 a 12 de julho sempre as 18 h.

– Divirta-se!