Pré-história: Museu de Arqueologia do Pantanal será inaugurado em Corumbá
Criado para ser um agente de comunicação, fonte de pesquisa, estudo e turismo, o Museu de Arqueologia do Pantanal será inaugurado na próxima segunda-feira, 25, em Corumbá – MS, com a exposição permanente “Da pré-história do Pantanal à Colonização Europeia”. Serão expostas mais de 190 peças arqueológicas, que revelam as características dos primeiros habitantes da […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Criado para ser um agente de comunicação, fonte de pesquisa, estudo e turismo, o Museu de Arqueologia do Pantanal será inaugurado na próxima segunda-feira, 25, em Corumbá – MS, com a exposição permanente “Da pré-história do Pantanal à Colonização Europeia”. Serão expostas mais de 190 peças arqueológicas, que revelam as características dos primeiros habitantes da região pantaneira.
O acervo apresenta uma coletânea representativa da pré-história e da colonização europeia desta região. Contém fragmentos cerâmicos (88.919 unidades), líticos (5.151 unidades), ossos (61.348 gramas), sementes (140 gramas), carvões (2.306 gramas), madeiras (122,4 gramas), conchas (181.337 gramas), contas de colar (3.705 unidades), pontas (65 unidades), pingentes (39 unidades) e cachimbos (12 unidades), provenientes dos sítios arqueológicos e das doações da comunidade local.
A inauguração ocorrerá às 19h30, desta segunda-feira, na sala A9, da Unidade 3 da UFMS/CPAN, com a presença dos dirigentes da UFMS, do diretor do Campus do Pantanal, da coordenadora do Curso de História e dos responsáveis pela organização do Museu de Arqueologia do Pantanal. O museu tem o apoio institucional da Acaia Pantanal, que garantiu os recursos financeiros para viabilizar a montagem da exposição.
Notícias mais lidas agora
- BNDES libera R$ 18,5 milhões de crédito para expansão da internet banda larga em MS
- VÍDEO: Motociclista morto na Ernesto Geisel foi arremessado ao bater de frente com carro em Campo Grande
- Homem é assassinado com tiros na cabeça e tórax dentro de carro em Ladário
- Guerra de facções: ‘Tico’ é executado com oito tiros pelo Comando Vermelho; cinco são presos
Últimas Notícias
Defensoria Pública de MS atualiza Carta de Serviços ao Usuário
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul atualizou a Carta de Serviços ao Usuário, disponibilizada no portal institucional. Segundo o defensor público-geral, Pedro Paulo Gasparini, o documento, composto por 81 páginas detalhadas, tem como objetivo principal informar a população sobre os serviços oferecidos pela Defensoria e os compromissos assumidos pela instituição quanto aos padrões…
Justiça Federal inicia Semana da Conciliação com serviços a indígenas e ribeirinhos
Serviços a indígenas e ribeirinhos de Porto Murtinho
Mais de 1,45 mi de famílias passaram a ter dívidas nos últimos anos
A pesquisa ouviu 18 mil famílias em 27 capitais em julho
Bebê brasileira de 1 ano é morta em bombardeio de Israel
Ataque ocorreu em subúrbio de Beirute, capital do Líbano
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.