Presente de Natal: professora faz apelo e ‘encanta’ alunos de escola pública na 1ª visita ao cinema
Com o fim do ano, os centros comerciais e shoppings lotam de gente, tanto para passar o tempo durante as férias como para fazer a compras de Natal. Entretanto, desta vez um shopping de Campo Grande ganhou visitantes muito especiais. Aos sete e oito anos de idade, alunos de uma escola da Capital foram ao […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com o fim do ano, os centros comerciais e shoppings lotam de gente, tanto para passar o tempo durante as férias como para fazer a compras de Natal. Entretanto, desta vez um shopping de Campo Grande ganhou visitantes muito especiais. Aos sete e oito anos de idade, alunos de uma escola da Capital foram ao cinema pela primeira vez.
A escola Padre Thomaz Ghirardelli fica a 13 km do centro da cidade e é a maior escola municipal de Campo Grande, com 2.348 alunos. Localizada em uma das extremidades da cidade, a escola atende alguns dos bairros mais carentes da Capital: Dom Antônio, Parque do Lajeado, Parque do Sol, Colorado, José Teruel, Vespasiano e Los Angeles.
Seja pela distância ou pelas condições financeiras, muitos alunos jamais tinham ido ao cinema. Tudo começou com um inocente comentário da professora Rosileia Vargas na página do Facebook do Jornal Midiamax. Em um dos tradicionais sorteios de ingressos, a professora fez um apelo por cortesias para que as crianças pudessem assistir a um filme na sala de cinema pela primeira vez.
Segundo ela, dias antes uma das crianças levou um lanche de fast food para o recreio e deixou as demais impressionadas. “Aí eu contei para eles sobre como era o shopping, o cinema, eles ficaram admirados e com vontade de conhecer. Eu já tinha uma ideia de que muitos deles não tinham condições de ir até o cinema, mas foi naquele momento que percebi que queria dar esta oportunidade a eles”, conta.
O pequeno Murilo, de sete anos, é um exemplo. Tímido, ele conta que na única vez que esteve no shopping, pôde comer uma batata frita, mas o orçamento apertado da mãe impediu que ele pudesse ver um dos filmes em cartaz. A realidade do menino é a mesma de várias crianças na escola, que sofriam de ansiedade nos quase 17 quilômetros do trajeto até o local, nos altos da avenida Afonso Pena.
Maria, de oito anos, também nunca foi ao cinema e o passeio veio como um ‘prêmio’ para quem aprendeu a ler há pouco tempo. A coordenadora Jania de Oliveira decidiu trazer a menina depois que ela superou as dificuldades na leitura, mesmo não sendo da mesma sala que os outros alunos.
Para o passeio, um ônibus especial do Consórcio Guaicurus foi cedido para levar as crianças. Com a chegada ao local, eles puderam brincar em um parquinho de brinquedos instalado no centro do shopping e tomar sorvete. A sobremesa surgiu como mais um presente para os estudantes. Enquanto elas passeavam agrupadas pelo local, uma mulher parou as professoras para perguntar como poderia presentear os pequenos. “Era uma professora de outra escola. Ela perguntou se precisávamos de algo e eu lhes disse que iríamos fazer uma vaquinha para o sorvete, então ela resolveu dar este presente”, comenta a professora Rosileia.
O momento mais esperado era mesmo o filme. Para ir ao cinema, a escolha do filme era o de menos e tinha até criança querendo ver filme de terror, como foi o caso de Murilo. No final, o escolhido pela criançada foi ‘Encantado’, com uma história de príncipes e princesas. As crianças adoraram a história e se diziam admiradas com o tamanho da tela. “Foi muito legal, adoramos o filme. O som era muito alto e a tela era maior que a nossa sala”, comentou Salvadora, de oito anos.
Entre as crianças, a interpretação da história e as opiniões eram diferentes para cada uma, mas uma coisa foi unânime: a primeira experiência no cinema ficaria guardada na memória. A pequena Mariana, de oito anos, comenta que o que gostou mesmo foi do roteiro diferente do filme. “Foi incrível. O que eu mais gostei foi que, sempre o príncipe salva a princesa, mas agora foi o contrário”, comenta.
Para a diretora da escola, Clarice Miranda, a expectativa é que as crianças voltem animadas e inspiradas a estudar, pois para ela, a educação é o caminho para realizar os sonhos. “A expectativa é de que o cinema traga um novo mundo a eles. O cinema leva a vários lugares, é um mundo de sonhos e as crianças sonham com muita coisa”.
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
Hospital Universitário da UFMS realiza mutirão de cirurgias neste sábado em Campo Grande
Objetivo é ampliar o atendimento e reduzir as listas de espera por exames e cirurgias no SUS
Na última sessão de 2024, deputados estaduais aprovam seis projetos
Projetos seguem para sanção do Governo de Mato Grosso do Sull
VÍDEO: Motorista perde controle de Renegade em curva, bate em árvore e capota na Duque de Caxias
O motorista saiu, aparentemente sem lesões, enquanto o passageiro permaneceu dentro do veículo aguardando achegada do socorro.
Problemas climáticos impulsionam queda de 6,7% na safra de 2024, segundo estimativas de novembro
Em novembro, IBGE prevê safra de 294,3 milhões de toneladas para 2024 e de 314,8 milhões de toneladas para 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.