Projovem aplica testes psicológicos para ajudar alunos a escolherem que profissão seguir

Testes psicológicos desempenham função essencial na área de seleção e de desenvolvimento pessoal.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Testes psicológicos desempenham função essencial na área de seleção e de desenvolvimento pessoal.

Alunos do Projovem Urbano da Escola Estadual Maestro Heitor Villa Lobos participaram de uma série de testes psicológicos na última semana. Assistente pedagógico do programa, na escola, o psicólogo Cledison Miguel, diz que o objetivo foi orientar os alunos a escolherem uma profissão. “A maioria dos alunos da escola é de baixa renda. Eles não têm acesso a esse tipo de testes, que os alunos da rede particular têm, por exemplo. Então aplicamos, para ajudá-los a entrarem no mercado de trabalho com uma decisão assertiva”, diz.

Amplamente utilizados em diversos contextos, como processos seletivos e avaliativos dentro de empresas, os testes psicológicos desempenham uma função essencial não apenas na área de seleção, mas também na área de desenvolvimento pessoal e mesmo de avaliação de potencial.

“O objetivo da aplicação não é fazer julgamentos morais ou estabelecer critério de certo ou errado, e sim buscar entender a partir de técnicas especificas as diferenças individuais, no que diz respeito às suas capacidades, habilidades, características de personalidade, comportamentos ou algum possível conflito (interno ou externo) potencializando as habilidades para as relações familiares, afetivas, acadêmicas e do mercado de trabalho”, salienta o psicólogo.

Ele pontua que muitas vezes a avaliação psicológica é confundida como uma simples aplicação de um único teste, mas na verdade se utiliza diversos métodos e técnicas, como por exemplo: testes psicológicos, dinâmicas de grupo, entrevistas, observação, testes situacionais, anamneses, entre outros.

O psicólogo alerta que os testes só podem ser aplicados por profissionais capacitados. “É preciso que o psicólogo seja preparado para conduzir a prática, pois cabe ao profissional a escolhas de métodos e técnicas mais adequadas para encaminhar todo o processo”, diz, pontuando que esse processo não foi feito de forma adequado pode dar um resultado não satisfatório.

“Em síntese, a análise e compreensão das técnicas de avaliação psicológica estão cada vez mais desenvolvidas e com maior qualidade de seus resultados. Quando bem utilizada contribui não apenas para melhorar a vida de uma pessoa, mas principalmente para melhoria de uma sociedade como um todo”, finaliza.

* Os testes na Escola Estadual Maestro Heitor Villa Lobos foram aplicados pelo psicólogo CRP 04297-5 Cledison Miguel e pela psicóloga CRP 05715-3 Janaina Polon.

Conteúdos relacionados