Projovem aplica testes psicológicos para ajudar alunos a escolherem que profissão seguir
Testes psicológicos desempenham função essencial na área de seleção e de desenvolvimento pessoal.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Testes psicológicos desempenham função essencial na área de seleção e de desenvolvimento pessoal.
Alunos do Projovem Urbano da Escola Estadual Maestro Heitor Villa Lobos participaram de uma série de testes psicológicos na última semana. Assistente pedagógico do programa, na escola, o psicólogo Cledison Miguel, diz que o objetivo foi orientar os alunos a escolherem uma profissão. “A maioria dos alunos da escola é de baixa renda. Eles não têm acesso a esse tipo de testes, que os alunos da rede particular têm, por exemplo. Então aplicamos, para ajudá-los a entrarem no mercado de trabalho com uma decisão assertiva”, diz.
Amplamente utilizados em diversos contextos, como processos seletivos e avaliativos dentro de empresas, os testes psicológicos desempenham uma função essencial não apenas na área de seleção, mas também na área de desenvolvimento pessoal e mesmo de avaliação de potencial.
“O objetivo da aplicação não é fazer julgamentos morais ou estabelecer critério de certo ou errado, e sim buscar entender a partir de técnicas especificas as diferenças individuais, no que diz respeito às suas capacidades, habilidades, características de personalidade, comportamentos ou algum possível conflito (interno ou externo) potencializando as habilidades para as relações familiares, afetivas, acadêmicas e do mercado de trabalho”, salienta o psicólogo.
Ele pontua que muitas vezes a avaliação psicológica é confundida como uma simples aplicação de um único teste, mas na verdade se utiliza diversos métodos e técnicas, como por exemplo: testes psicológicos, dinâmicas de grupo, entrevistas, observação, testes situacionais, anamneses, entre outros.
O psicólogo alerta que os testes só podem ser aplicados por profissionais capacitados. “É preciso que o psicólogo seja preparado para conduzir a prática, pois cabe ao profissional a escolhas de métodos e técnicas mais adequadas para encaminhar todo o processo”, diz, pontuando que esse processo não foi feito de forma adequado pode dar um resultado não satisfatório.
“Em síntese, a análise e compreensão das técnicas de avaliação psicológica estão cada vez mais desenvolvidas e com maior qualidade de seus resultados. Quando bem utilizada contribui não apenas para melhorar a vida de uma pessoa, mas principalmente para melhoria de uma sociedade como um todo”, finaliza.
* Os testes na Escola Estadual Maestro Heitor Villa Lobos foram aplicados pelo psicólogo CRP 04297-5 Cledison Miguel e pela psicóloga CRP 05715-3 Janaina Polon.
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
VÍDEO: Salgadeiro morre após ter motocicleta atingida por carreta na BR-163 em MS
Vítima teria dito que iria em sua casa buscar mais salgados para vender e, quando saía do posto, houve o acidente
VÍDEO: Agente de saúde parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
Ladrão foi embora sem celular roubado, sem veículo e todo rasgado
Só corre! Bazar beneficente da Breshop terá 10 mil peças de marca a partir de R$ 5
Evento ocorrerá no próximo dia 15 de dezembro, das 8h às 15h, em Campo Grande
Abraçada a pelúcia, filhote de macaco-prego recebe cuidados intensivos no CRAS após morte da mãe
Bebê chegou com ferimentos leves provocados por um choque e uma fratura exposta na mão direita
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.