Quarta edição da Mostra exibe documentários sobre a ditadura civil-militar no Brasil

Em 2015 o Brasil comemora 30 anos de volta à democracia, mas as marcas de 20 anos de ditadura militar não devem ficar esquecidas. Com o objetivo de debater esse período marcante da história do Brasil, a Mostra Cinema pela Verdade estréia em Campo Grande nesta quarta-feira (11), às 19 horas, na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), com o filme “Em Busca de Iara”, de Flávio Frederico. A exibição é gratuita e ao fim, será realizado um debate.

 Universidades de todos os estados e Distrito Federal receberão o projeto, e cada um contará com agente mobilizador local. Todos eles passaram por capacitação, que ocorreu no interior do Rio de Janeiro, no inicio do mês de Março. Lá assistiram aos filmes selecionados para o projeto, participaram de debates com os diretores, palestras com membros da Comissão de Anistia, e de dinâmicas promovidas por pedagogos e professores de teatro.

 O agente mobilizador e coordenador responsável por Mato Grosso do Sul, Guilherme Pimentel, explica que a iniciativa é de extrema importância para se ter conhecimento sobre a história do Brasil. “É um período sangrento, obscuro e vergonhoso da nossa história, e quem conhece ou passou por ela, jamais pediria a sua volta”, afirma.

 O projeto é promovido pelo ICEM (Instituto Cultura em Movimento), com patrocínio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e apoio da Comissão da Anistia do Ministério da Justiça, e tem como objetivo fomentar a discussão em torno da ditadura militar, permitindo que toda a sociedade conheça o passado e dele extraia lições para o futuro.

 Nas três edições anteriores, a mostra atingiu um público de 54.728 pessoas. Foram 12 filmes exibidos em 623 sessões nas 27 unidades federativas. Ao todo, 1.124 debatedores participaram em 605 debates realizados.

 Além de “Em Busca de Iara”, os outros três filmes foram selecionados, sendo “Democracia em Preto e Branco”, de Pedro Asbeg,“Osvaldão”, de Vandré Fernandes, Ana Petta, Fábio Bardella e André Lorenz Micheles e “500 – Os bebês roubados pela Ditadura Argentina”, de Alexandre Valenti.

 “Em Busca de Iara”, que será exibido nesta quarta-feira, aborda militância feminina, e conforme explica Guilherme, é uma escolha simbólica. “Por estarmos na semana que se comemora o Dia Internacional da Mulher, é importante levantarmos também este aspecto”, finaliza o coordenador.  Após as sessões são promovidos debates com acadêmicos, pesquisadores, pessoas ligadas a movimentos sociais, culturais e de direitos humanos.

A entrada é gratuita. A exibição acontece no Anfiteatro 1 Multiuso da UFMS, localizado na Cidade Universitária, s/n. Mais informações sobre a programação pelo telefone (67) 9812 3321.