O espetáculo é vencedor do prêmio Myriam Muniz/Funarte 2012 e do edital do Teatro Dulcina, no Rio de Janeiro

O ator e poeta Emmanuel Marinho se apresenta no Projeto Orla Cultural, nesta quinta-feira (26), às 19 horas, no teatro de arena da Orla Morena, com o espetáculo “Tudo Porã Por Aqui”, produção que integra o Projeto Boca de Cena, da Fundação de de . O espetáculo é vencedor do prêmio Myriam Muniz/Funarte 2012 e do edital do Teatro Dulcina, no Rio de Janeiro.

Emmanuel Marinho nasceu em Dourados e é considerado referência da cultura de Mato Grosso do Sul, com um importante trabalho junto às comunidades indígenas. Compõe poemas e os representa em público.

A montagem que será apresentada na quinta-feira, dirigida e protagonizada por ele, é um espetáculo solo em que o poeta converte-se em agente de sua própria poesia. A apresentação ocorrerá durante o projeto Orla Cultural.

“Tudo porã por aqui” aborda os traços culturais, a paisagem, a política, as belezas e mazelas da sua terra natal. O título é uma referência ao dialeto Guarani, falado pelos índios da região. A palavra ‘Porã’ em guarani significa algo ‘bonito e bom’ e traduz a simplicidade, a delicadeza e a força das palavras criadas e interpretadas pelo artista.

O espetáculo é composto de diferentes momentos: o primeiro revela-se telúrico, o homem e a Terra, resgatando a identidade cultural de um lugar. Na sequência, a obra satiriza a política contando a história do Brasil – de 1964 a 1994 – em poucos minutos. No terceiro momento – a consagração da partilha, momento em que mobiliza, encanta e seduz o público e na parte final, mergulha fundo no lirismo das palavras.

A Mostra Boca de Cena é realizada em comemoração ao Dia Internacional do Teatro e Dia Nacional do Circo, 27 de março, e traz para a população uma programação com peças teatrais representativas da recente produção teatral do Estado, todas com entrada franca.