TVE e Educação elaboram projeto de formação continuada para professores

Projeto vai atender professores de todos os municípios do Estado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Projeto vai atender professores de todos os municípios do Estado

A TV Educativa vai ter um canal direto para a formação e capacitação de professores do Ensino Fundamental. Reunião entre os dirigentes e técnicos da TV Educativa com gestores da Secretaria de Educação definiram a elaboração do projeto de Formação Continuada e Educação a Distância que vai atender os professores em todos os 79 municípios do Estado. Além da capacitação, eles assistirão a palestras e conferências via satélite.

De acordo com o diretor-presidente das emissoras do Estado, jornalista Bosco Martins, a formação continuada como ferramenta de melhoria do aprendizado é uma determinação do governador Reinaldo Azambuja, que tem observado a discrepância entre investimentos e desempenho. Apesar de Mato Grosso do Sul se situar entre os estados que mais investem em educação, o desempenho dos alunos é baixo no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Durante a reunião, o engenheiro de telecomunicações Joé Luis França de Nova apresentou o sistema de transmissão e recepção de sinais por meio de satélite, que já existe e pode ser otimizado. Foi apresentada ainda a proposta de implementação do Sistema Estadual de Telecomunicação, que prevê a interligação de todos os municípios via satélite e será usada também por outros setores do governo, como a Vigilância Sanitária, Defesa Civil, Justiça e Segurança Pública e Fazenda.

 “A formação continuada permite ao professor adquirir mais conhecimentos específicos da profissão e essa capacitação, cada vez mais necessária pela evolução e as exigências da sociedade, acaba refletindo no aprendizado, não há dúvida”, destaca Bosco Martins, lembrando que a solução para a melhoria dos índices, que agora é uma meta de governo, passa necessariamente pela atualização do educador. Nesse aspecto a TVE pode dispor de sua estrutura e meios para fazer a ponte entre os gestores da Educação e os professores, ao vivo, em tempo real, independentemente da região e localização e da escola onde o professor atua.

Ser professor, hoje, significa não somente ensinar determinados conteúdos, mas sobretudo ser educador comprometido com as transformações da sociedade, por isso a formação profissional é uma das principais estratégias para a conquista de uma educação de qualidade, segundo a avaliação do governo.

Participaram da reunião que definiu o esboço do projeto de formação continuada o diretor-presidente da TVE, jornalista Bosco Martins, o gerente de TV e Produção da emissora do governo, jornalista Edmir Conceição, o engenheiro de telecomunicações Joé Luiiz França de Nova, o tecnólogo Josemir Bispo, professora Maria Sakate, gestora de Formação Continuada e Educação A Distância, Soraia Regina de Hungria Cruz, superintendente de Planejamento e Apoio Institucional, Paulo Cézar Rodrigues dos Santos, coordenador de Tecnologia Educacional, Érica Costa, gestora de Curriculo, e Andréa Walder Zanatti, gestora de Educação Básica.

Conteúdos relacionados