Seminário discute políticas voltadas ao Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

O evento realizado nos dias 29 e 30 de maio

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O evento realizado nos dias 29 e 30 de maio

Bem-estar social, preservação ambiental, desenvolvimento econômico e avanços nas políticas públicas de proteção e preservação ambiental estão entre os assuntos discutidos durante o 1º Seminário “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Desafios e Possibilidades na Atualidade”. O evento, realizado nos dias 29 e 30 de maio, marcou o início da semana que celebra do Dia do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho e fomentou a reflexão sobre o desenvolvimento socioambiental da cidade entre estudantes, acadêmicos, representantes de órgãos públicos e de diversos segmentos da sociedade civil organizada. 

Ao abrir oficialmente o Seminário, o secretário-adjunto da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Ricardo Castro, apontou a relevância do encontro como um momento de discussões e encaminhamentos de propostas. “É preciso construirmos, de forma conjunta, encaminhamentos que resultem na ampliação de práticas que promovam qualidade de vida para a população e que sobretudo, resguardem um planejamento urbano que preserve o meio ambiente”.

Para dar o exemplo ao público presente ao Seminário empresas e representantes de organizações promoveram atividades paralelas que chamaram a atenção dos participantes. Entre as ações estavam a distribuição de mudas de árvores nativas do cerrado oferecidas pela concessionária Águas Guariroba, exposições e comercialização de produtos artesanais feitos a partir da reciclagem e reaproveitamento, bem como alimentos produzidos a partir da culinária do cerrado.

Políticas Públicas

O vereador e presidente da Frente Parlamentar Ambientalista de São Paulo, Gilberto Natalini, proferiu palestra magna de abertura do evento e enfatizou a necessidade de se implementar políticas públicas voltadas às questões sociais e ambientais “Temos obtido muitos avanços, porém as políticas públicas estão aquém do que necessitamos, aquém da velocidade da degradação que praticamos. Queremos um diálogo constante, justiça social juntamente com a proteção ao meio ambiente”. 

Natalini também realçou a necessidade do município se atentar ao futuros desafios e cuidados que devem ser tomados com relação ao recursos naturais “O social e o ambiental devem andar juntos e o desafio é cuidar das nossas nascentes, além de planejamentos como o reuso da água, a correta destinação aos resíduos sólidos urbanos, a permeabilidade do solo, modais de transporte e a própria preservação ambiental”.

O sociólogo e diretor executivo do Instituto Pólis de São Paulo, Silvio Caccia Bava, abriu o segundo dia de Seminário destacando a temática “Bem-estar social, preservação ambiental e desenvolvimento econômico” afirmando “A definição abrangente de desenvolvimento sustentável requer recuperação da economia para a sua função social”, apontou. 

A presidente da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB-MS), Helena Clara Kaplan, abordou o enfrentamento às questões ambientais, o Estado de Direito Socioambiental, abordando a responsabilidade socioambiental de cada um. “A população, muitas das vezes, pouco sabe das políticas públicas ambientais, deste modo, o Seminário é de extrema importância para divulgar e expandir conhecimento. É necessário compreender a temática para contribuir, para educar e transformar”, salientou.

O professor doutor e coordenador do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Heitor Romero Marques, mediou os debates e destacou a boa sinergia e a importância da somatória de esforços para o bem comum. “É um processo coletivo de aprendizagem”, finalizou, referindo-se ao desenvolvimento local sustentável. O Seminário contou ainda com a mediação nas mesas de debate da professora doutora em Desenvolvimento Regional e Planejamento Ambiental, Cleonice Alexandre Le Bourlegat.

Conteúdos relacionados