Novo diálogo ocorrerá na segunda-feira, às 10 horas,

convocados pelo governo de Mato Grosso do Sul devem reunir-se novamente na próxima segunda-feira (9), na sede da Secretaria de Educação do Estado, em Campo Grande, para discutirem a possibilidade de iniciarem o ano letivo no dia 12 de fevereiro e serem pagos no próximo mês.

Os docentes temem receber seus vencimentos somente em abril caso voltem às aulas no próximo dia 19, junto com os alunos. Na tarde desta sexta-feira, uma comissão de professores discutiu o assunto com a Professora Rose, vice-governadora do Estado. O encontro ocorreu na Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho) e teve a presença do deputado estadual Pedro Kemp (PT) e da vereadora Luiz Ribeiro (PPS).

“Queremos ser contratados no início do ano letivo, quando se organiza a folha de pagamento. Senão teremos que receber somente em abril”, observa o professor Gilvano Bronzoni.

De acordo com Rose, dependendo da análise dos secretários de Educação e Administração do Estado, os professorem podem ser convocados no dia 12 e dar início aos planejamentos de aula. Neste caso, será gerada uma folha de pagamento complementar para assegurar o salário dos docentes para o mês de março.

“Eles (secretários) vão fazer um estudo para ver se é possível atender ao pedido dos professores e, se for possível, pode-se gerar uma folha de pagamento complementar”, disse Rose.

Hoje apenas 9 mil professores do Estado são efetivos, sendo a maioria, 11 mil, contratados pelo Executivo. A vice-governadora adianta que o Estado pretende organizar concurso público para convocar professores. Segundo Rose, a proposta do certame está dentro das prioridades do programa de governo do mandatário Reinaldo Azambuja (PSDB).