Professores da rede estadual aceitam proposta do Governo e cancelam greve

Fetems acompanhará todos recursos estaduais de educação

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Fetems acompanhará todos recursos estaduais de educação

Não haverá greve dos professores da rede estadual de Mato Grosso do Sul. Depois de assembleia na manhã desta quinta-feira (12) na Fetems (Federação dos Trabalhadores de Mato Grosso do Sul), os professores desistiram da greve e aceitaram proposta do governo.

Com o acordo, o reajuste de 13,01% do piso salarial nacional retroativo a janeiro será pago na folha de fevereiro. Além disso, será criada comissão para debater a aplicação dos 10,98% restantes, garantidos na Lei 4.464/2014. “Este pagamento será feito ainda este ano e a data definida até maio”, revela o presidente da Fetems, Roberto Botareli.

Também ficou garantido que a integralização do piso nacional por 20 horas ficará mantida até 2018, como prevê a meta 17 do Plano Nacional de Educação. A mesma comissão que debaterá a aplicação dos 10,98% restantes de reajuste acompanhará todos os recursos da educação recebidos pelo governo do Estado.

“Este é um grande avanço. Esta comissão será constituída através de decreto estadual e, junto do Governo, vamos acompanhar os recursos, ter acesso às receitas e às despesas do Estado, tanto do Fundeb como da Fonte Cem, que sempre foi uma caixa-preta que nunca tivemos acesso”, finalizou Botareli.

Conteúdos relacionados