Os alunos levaram colchões e acamparam desde a última quarta-feira

Dois cursos de línguas – um de inglês e outro de espanhol – oferecidos pela (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), está deixando interessados dormirem na fila, literalmente. A fim de garantir uma vaga, candidatos começaram a chegar, na sede da universidade, às 18 horas da última quarta-feira (11), contudo, o início das inscrições, que são por ordem de chegada, só se deu às 7h30 desta quinta (12).

De acordo com a coordenadora do Curso de Letras da UFMS, Elizabeth Aparecida Marques, o tamanho da fila e os colchões usados pelos candidatos para passar a noite a comoveram. “Vi mãe com bebê no colo e colchões espalhados pelo chão. Fiquei muito tocada e lamento não haver vagas suficientes para atender a todos.”, destaca.

Para o coordenador do projeto de extensão, responsável pelos cursos, Daniel Santee, um dos motivos de haver tanta procura pode ser o interesse dos alunos em estudar. “O pessoal está interessado”, diz.

Outros motivos, segundo o professor, podem ser a ausência de mensalidade e o pouco número de vagas. “O aluno só paga a taxa de inscrição, que é de R$ 190 para acadêmicos da UFMS e R$ 230 para alunos de fora. Temos apenas 75 vagas para iniciantes e outras poucas para alunos que já têm alguma base na língua a ser estudada. O interessante é que recebemos todos os tipos de perfis, desde adolescente até aposentados”, ressalta Daniel.

Desta forma, o aposentado, Jorge dos Santos, de 69 anos, diz ter esperanças em conseguir uma vaga. “Ouvi dizer que é bom através de meus sobrinhos e vim aqui conferir. Não tem idade para estudar”, conta.

Por fim, de acordo com a coordenação do curso, o curso tem durações variadas. Para os alunos que possuem um certo conhecimento o período é de cerca de 3 anos. Já para quem está iniciando, o tempo máximo pode chegar a 6 anos.