Temer vai aos EUA apresentar ‘imagem verdadeira’ do Brasil a empresários
O vice-presidente Michel Temer viaja hoje (3) para Nova York para apresentar, a uma plateia com lideranças políticas, grandes empresários e acadêmicos, a posição do governo brasileiro sobre a economia e as oportunidades no país. Temer acredita que no último mês, quando a agência de classificação de risco Standard & Poor’s (S&P) rebaixou a nota […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O vice-presidente Michel Temer viaja hoje (3) para Nova York para apresentar, a uma plateia com lideranças políticas, grandes empresários e acadêmicos, a posição do governo brasileiro sobre a economia e as oportunidades no país. Temer acredita que no último mês, quando a agência de classificação de risco Standard & Poor’s (S&P) rebaixou a nota da economia brasileira, houve a propagação de uma “falsa imagem de que o país pode ir para a bancarrota”.
“Eu vou tentar vender a imagem verdadeira do Brasil, não a imagem construída, e gerar uma despreocupação em relação ao futuro do país”, disse o vice-presidente em relação às palestras que dará em dois eventos no centro financeiro dos Estados Unidos. Assim como se manifestaram nos últimos dias a presidenta Dilma Rousseff e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, Temer ressalta que a inflação está dentro da meta, a dívida líquida do setor público vem caindo e o cenário para investimentos é positivo.
“Não podemos nos pautar apenas pelo que acontece em um mês do ano. Devemos nos pautar pelo que vem acontecendo e pelo que vai acontecer”, disse Temer em entrevista exclusiva à Agência Brasil, acrescentando que apresentará nos Estados Unidos informações sobre grandes empresas que estão abrindo unidades e investindo centenas de milhões de dólares no Brasil. “O empresário que investe quer ganhar, não vai investir para perder, e empresários desse porte, que investem quantias dessa natureza, é porque têm confiança no futuro do país, ou não investiriam”.
Temer destacou que as oportunidades de investimento no país são enormes e lembrou que bilhões de reais estão sendo investidos em infraestrutura. “Toda a infraestrutura que o governo está montando para o Brasil – portos, aeroportos, rodovias, ferrovias – será o grande passo do nosso país nos próximos cinco anos. Quem vier agora poderá até colaborar nessa infraestrutura”.
Em relação à segurança jurídica para os investimentos estrangeiros, Temer disse que algumas práticas de nacionalização de empresas verificadas em países vizinhos podem causar certa preocupação em relação à entrada de companhias internacionais no país, mas ressalta que o Brasil tem uma legislação consolidada na proteção da propriedade privada. Segundo ele, essa não é apenas uma decisão de governo, mas da Constituição.
“Então, esses preceitos todos da chamada democracia liberal estão incrustados na nossa Constituição e eu vou tentar demonstrar exatamente isso: pode ter confiança, o Brasil cumpre contrato, o Brasil auxilia: muitas vezes financiamos empresas estrangeiras a virem para cá. Essa é a imagem que quero vender nesses dois eventos e foi para isso até que fui convidado”, disse Temer.
Um dos eventos, promovido pelo Fórum das Américas no dia 7 de abril, tem como tema Brics no Mundo: uma visão estratégica e política. Na opinião do vice-presidente, que tem viajado por vários países chefiando delegações com ministros e empresários brasileiros, o bloco representa uma aliança natural entre grandes países que se reúnem para discutir problemas comuns. O grupo, formado pelo Brasil, pela Rússia, Índia, China e África do Sul (da sigla Brics) representa mais de 20% do PIB e de 40% da população mundiais.
“Essa troca de ideias, esse fórum de auxílio recíproco, tem sido útil para os países contratantes. Eu fui à Rússia, à China, e em todos os locais as portas estão mais abertas também em função desse fórum, porque há uma fraternidade, uma irmanação”, disse o vice-presidente. Antes do evento sobre o Brics, Temer dará uma palestra, amanhã (4), no Council on Foreing Relations, entidade que tem o objetivo de aumentar a compreensão norte-americana sobre o mundo e publica o periódico Foreign Affairs.
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
Motociclista fica ferida após se desequilibrar e cair em cruzamento no interior de MS
No cruzamento, há um banco de areia que fez a mulher se desequilibrar
Obra para remoção de quebra-molas gera congestionamento na Avenida Guaicurus
Condutores afirmam que via não foi sinalizada
De mudança para El Salvador, diplomata do Reino Unido mostra passaporte de gatinha adotada no Paraguai
Ramin Navai finalizou missão diplomática no Paraguai e leva consigo gatinha adotada no país
Corpo é encontrado entre forro e telha de igreja em obras em MS
Polícia suspeita que vítima tenha morrido eletrocutada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.