Os técnicos administrativos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) deliberaram pela greve em uma assembleia nesta quarta-feira (19), em Campo Grande. De acordo com o coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino do Estado de Mato Grosso do Sul (Sista/MS) Adhemar Vilela Moreira, alguns serviços como a biblioteca, já estão paralisados, pois seguiram a deliberação da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fesubra). Agora, com a deliberação, serão enviados ofícios de declarando a greve e a expectativa é de que a paralisação possa ter início em 72 horas.

Segundo o coordenador, ainda nesta quarta, deve ser realizada uma reunião com os servidores do Hospital Universitário para definir se eles também aderirão à greve, já que se trata de serviço de saúde. “O HU tem escalas de plantão e demandas que ainda precisam ser discutidas”, explica.

Moreira diz que a greve segue a pauta da Fesubra que discute a proposta apresentada pelo Ministério da Educação (MEC). Entre as reivindicações estão a racionalização dos cargos, reposicionamento dos aposentados, auxilio alimentação, ascensão funcional, turnos contínuos com jornada de 30 horas sem redução de salário e outros pontos que ficaram pendentes no acordo realizado após a greve de 2012.

“Estão sendo realizadas reuniões com o Governo Federal. Alguns pontos foram avançados e outros não. Essa negociação feita até o fim de março, pois o orçamento é aprovado até o dia 31”, diz.