Sul-mato-grossenses poderão acompanhar eclipse lunar nesta quarta-feira

Mesmo que de forma pouco visível, especialistas da NASA afirmam que os Sul-mato-grossenses poderão acompanhar a partir das 6h30 desta quarta-feira (8), um eclipse total da lua. Mesmo com o dia claro, especialistas afirmam que será possível observar mudanças na coloração da lua no Estado. O fenômeno poderá também ser visto com maior clareza no […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Mesmo que de forma pouco visível, especialistas da NASA afirmam que os Sul-mato-grossenses poderão acompanhar a partir das 6h30 desta quarta-feira (8), um eclipse total da lua. Mesmo com o dia claro, especialistas afirmam que será possível observar mudanças na coloração da lua no Estado.

O fenômeno poderá também ser visto com maior clareza no oceano Pacífico e em toda sua região, abrangendo também alguns estados brasileiros como Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia e Mato Grosso.

As áreas ideais para observar esse eclipse inclui a costa oeste dos Estados Unidos, o norte do Japão, o leste da Austrália, a Nova Zelândia, o Havaí e a Polinésia.

Quem estiver em uma dessas regiões poderá acompanhar nitidamente os tons turquesa e cor de cobre que devem colorir a Lua enquanto a Terra bloqueia os raios solares que a iluminam.

Especialistas da NASA explicam que essas cores resultam da filtragem da luz solar nas várias camadas da atmosfera terrestre. Raios luminosos que atravessam as camadas inferiores ficam avermelhados. Já aqueles que cortam a camada de ozônio na estratosfera ficam azulados.

Ao passar pela atmosfera terrestre, a luz solar sofre refração e difração. Uma pequena parte dela chega até a Lua, o que faz com que o satélite natural não fique totalmente escuro durante o eclipse.

Os próximos eclipses lunares estão previstos para acontecer nos dias 4 de abril e 27 de setembro de 2015. Destes dois, o último terá boa visibilidade em todo o país.

Conteúdos relacionados