Sem dinheiro, times de MS desistem de disputar Série D do Campeonato Brasileiro

Faltando menos de um mês para começar a Série D do Campeonato Brasileiro de futebol, o Cene, que seria o representante sul-mato-grossense, por ter vencido o Estadual de 2013, anunciou que não disputará a competição. É a primeira vez que o representante do estado desiste de disputar a quarta divisão do campeonato nacional de futebol. O […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Faltando menos de um mês para começar a Série D do Campeonato Brasileiro de futebol, o Cene, que seria o representante sul-mato-grossense, por ter vencido o Estadual de 2013, anunciou que não disputará a competição. É a primeira vez que o representante do estado desiste de disputar a quarta divisão do campeonato nacional de futebol.

O time da Capital foi campeão estadual novamente em 2014, mesmo assim não tem condições financeiras para disputar a competição nacional. “Infelizmente chegamos à conclusão que jogaríamos apenas para cumprir tabela”, explica o presidente do Cene, José Rodrigues.

Para piorar, o vice-campeão estadual em 2013, o Naviraiense, que teria preferência pela vaga, também anunciou que não tem interesse em disputar a competição. Soares Filho, diretor da equipe, contou que em janeiro, após a morte do Reverendo Moon, investidor do Cene, o Naviraiense propôs pegar a vaga na Série D, mas a equipe da Capital não aceitou.

“Pegar agora, faltando menos de um mês para começar a Série D é loucura. É impossível montar grupo para competir e buscar a vaga para a Série C. “Não jogaríamos só por jogar. Além disso, comprometeria a temporada de 2015”, alega o diretor.

Federação procura substituto

Marquinhos Tavares, vice-presidente da FFMS ressalta que a competição é deficitária. “A CBF ajuda, mas o clube tem que pagar tudo”. Segundo Tavares,o Cene oficializará a desistência nesta quarta (25), em protocolo. A partir da data da entrega, a Federação terá três dias para enviar à CBF o substituto. “As equipes estão negociando apoio com as prefeituras”, conta.

Seguindo a ordem de classificação do Estadual de 2013, têm preferência, por ordem: Itaporã, Ivinhema, Misto, Novoperário, Aquidauanense e Sete de Dourados. A reportagem não conseguiu entrar em contato com as diretorias das demais equipes citadas acima.

Decaindo

A desistência de Cene e Naviraiense, que são dois dos clubes com melhor estrutura no estado escancara a situação precária do futebol sul-mato-grossense. Desde 2009 uma das duas equipes chega à final do Estadual e representou o estado em Copa do Brasil ou Série D.

Em doze anos com vaga para o campeão estadual do ano anterior na última divisão do campeonato nacional, nunca um time de Mato Grosso do Sul passou da primeira fase. E pensar que nos anos 70 e 80, Comercial e Operário disputavam a Série A do Brasileiro todo ano…

Conteúdos relacionados