SAS-Coped realiza amanhã ação de conscientização

Nesta terça-feira (23) a SAS (Secretária Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania), por meio da Coped (Coordenadoria de Políticas para Pessoas com Deficiência), realiza ação pública em prol da luta das PcD (Pessoas com Deficiência), com serviços e panfletagem informativa, alusiva ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado em 21 […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Nesta terça-feira (23) a SAS (Secretária Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania), por meio da Coped (Coordenadoria de Políticas para Pessoas com Deficiência), realiza ação pública em prol da luta das PcD (Pessoas com Deficiência), com serviços e panfletagem informativa, alusiva ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado em 21 de setembro. O evento será das 8 horas ás 11 horas, na praça Ari Coelho, no centro de Campo Grande.

A ação é um momento de reflexão e busca por novos caminhos, efetivando ações que venham garantir os direitos das Pessoas com Deficiência. A ocasião proporciona divulgação aos trabalhos e necessidades na luta por inclusão social deste segmento. Todos os anos a data é comemorada em todo o país, sendo lembrada em eventos por movimentos em prol da luta.

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência foi instituído pelo movimento social em um Encontro de entidades que atuam em âmbito Nacional, em 1982. Foi escolhido o dia 21 de setembro, também Dia da Árvore, e pela proximidade com a estação das flores, a Primavera, em uma representação do nascimento das reivindicações e florescer da cidadania e participação plena em igualdade de condições. A data foi oficializada pela Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005.

O evento na Capital, contará com a participação de Pessoas com Deficiência, e parcerias com órgãos e entidades que atuam na área. A Coped convida a todos para juntar-se nessa luta.

Segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), do censo 2010, o Brasil possui 45,6 milhões de pessoas com alguma deficiência. Isto representa 23,91% da população. Considerando a estimativa nacional, em Campo Grande, aproximadamente 198 mil cidadãos são pessoas com deficiência.

O Brasil tem uma das legislações mais avançadas sobre os direitos das Pessoas com Deficiência, das quais destacamos a convenção da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre seus direitos em 2007, ratificado pelo Brasil pelo decreto legislativo 186/2008.

Conteúdos relacionados