Santa Casa suspende medicamento suspeito de ter causado morte de pacientes
Após a morte de três pacientes que passaram por sessões de quimioterapia na Santa Casa de Campo Grande, o hospital anunciou o cancelamento do uso do medicamento que pode ter causado os óbitos. Conforme a nota, A santa Casa ainda acionou Comissão Permanente de Óbitos, que passou a contar com a participação de representantes da […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Após a morte de três pacientes que passaram por sessões de quimioterapia na Santa Casa de Campo Grande, o hospital anunciou o cancelamento do uso do medicamento que pode ter causado os óbitos.
Conforme a nota, A santa Casa ainda acionou Comissão Permanente de Óbitos, que passou a contar com a participação de representantes da Vigilância Sanitária Estadual e das secretarias Municipal e Estadual de Saúde para investigar a causa dos óbitos.
O texto diz ainda que a Santa Casa tem por norma suspender imediatamente o uso de medicamentos ou de procedimentos que porventura venham a ser considerados suspeitos de colocar em risco a saúde de seus pacientes.
A nota informa também que o hospital ministra atendimento oncológico a mais de 600 pacientes, 200 destes submetidos à quimioterapia e 400 a hormonoterapia. A assessoria não soube dizer quantos desses pacientes tomavam o medicamento.
Segundo o texto, o hospital segue rigorosamente todas as normas e protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e Anvisa e que ambos foram notificados a respeito dos óbitos, que tem suspeita de ter sido causada por uma reação alérgica.
Veja abaixo a nota na integra.
Tendo em vista notícias veiculadas hoje (17) pela imprensa dando conta do registro de óbitos de pacientes oncológicos submetidos a tratamento quimioterápico na Santa Casa, a diretoria da Associação Beneficente de Campo Grande, mantenedora do hospital, vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:
Atualmente, a Santa Casa ministra atendimento oncológico a mais de 600 pacientes, 200 deles submetidos a quimioterapia e 400 a hormonoterapia.
Lamentavelmente, nesta semana foram registrados quatro casos de efeitos exacerbados de eventuais reações adversas aos medicamentos quimioterápicos utilizados no tratamento, o que em princípio teria levado três pacientes a óbito e à internação de um quarto paciente, que se encontra em plena recuperação, sob os cuidados de equipes médicas do hospital.
No caso de ser detectada alteração nas taxas de normalidade em qualquer um de seus setores, sem prejuízo ao atendimento à população, a Santa Casa tem por norma suspender imediatamente o uso de medicamentos ou de procedimentos que porventura venham a ser considerados suspeitos de colocar em risco a saúde de seus pacientes.
A Santa Casa de Campo Grande segue rigorosamente todas as normas e protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e Anvisa, que já foi notificada a respeito dos óbitos registrados.
Em âmbito interno, para investigar as causas dessas ocorrências, a diretoria da ABCG acionou a Comissão Permanente de Óbitos, que passou a contar com a participação de representantes da Vigilância Sanitária Estadual e das secretarias municipal e estadual de Saúde.
Por meio da presente, a ABCG reafirma o seu compromisso com a transparência e no tempo oportuno, após concluídas as investigações em curso, irá se manifestar novamente a respeito do assunto.
Notícias mais lidas agora
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
Últimas Notícias
Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
Delegado foi acusado de tortura e sequestro de presos
‘Firme e forte’: Lula caminha por hospital e diz que está pronto para voltar para casa
Presidente passou por cirurgias após queda
Área queimada no Pantanal em 2024 foi três vezes maior do que em 2023, aponta Cemtec
Aumento é de 220,8% em relação ao mesmo período de 2023, que registrou 505.525 hectares queimados
Fundação de Cultura de MS abre edital para selecionar artesãos para ministrar oficinas no Estado
As inscrições vão de 23 de dezembro a 21 de janeiro de 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.