Projeto de lei quer punir uso de Photoshop em campanhas

Mais um passo é dado no combate a imagens alteradas digitalmente. As congressistas Ileana Ros-Lehtinen e Lois Capps, representantes da Flórida e da Califórnia, EUA, respectivamente, apresentaram um projeto de lei para reduzir as “alterações enganosas” em campanhas publicitárias. As informações são do Daily Mail. “Assim como os cigarros no passado, as campanhas de moda […]

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Mais um passo é dado no combate a imagens alteradas digitalmente. As congressistas Ileana Ros-Lehtinen e Lois Capps, representantes da Flórida e da Califórnia, EUA, respectivamente, apresentaram um projeto de lei para reduzir as “alterações enganosas” em campanhas publicitárias. As informações são do Daily Mail.

“Assim como os cigarros no passado, as campanhas de moda ilustram um ideal distorcido da mulher jovem”, Capps disse neste mês. “E ela é vulnerável. Se as vendas aumentam, a imagem do corpo e a autoconfiança caem.”

A proposta não prevê um novo regulamento, mas o Ato da Verdade em Propagandas levaria a Federal Trade Commission (agência do governo que regulamenta a proteção ao consumidor) a reportar campanhas photoshopadas como “mudanças que alteram fisicamente as características de rostos e corpos do indivíduo retratado”.

A legislação também prevê que a FTC atue com órgãos de saúde e propaganda para desenvolver uma estratégia para reduzir o uso de programas que alterem as imagens veiculadas.

Opositores dizem que a medida é uma violação redundante dos direitos do anunciante, e que a FTC já tem uma medida para punir a publicidade enganosa.

“O uso de cosméticos e Photoshop é uma prática comum”, disse Dan Jaffe, da Associação Nacional de Propaganda. “Eles não podem perseguir o Photoshop, deve ser algo mais específico. Ou sempre que alguém usar o programa será uma violação? Acho que é um exagero”, falou.

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