Premiê pede que ucranianos compareçam em massa nas eleições
O primeiro-ministro da Ucrânia, Arseni Yatseniuk, pediu neste sábado (25) que a população compareça em massa nas eleições legislativas de amanhã, boicotadas pelos grupos separatistas, para defender a independência do país frente à ameaça russa. “O voto de cada um de vocês é muito importante. Todos devem comparecer para votar. O preço dessas eleições é […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O primeiro-ministro da Ucrânia, Arseni Yatseniuk, pediu neste sábado (25) que a população compareça em massa nas eleições legislativas de amanhã, boicotadas pelos grupos separatistas, para defender a independência do país frente à ameaça russa.
“O voto de cada um de vocês é muito importante. Todos devem comparecer para votar. O preço dessas eleições é alto demais para se ficar em casa. Glória à Ucrânia!”, assinalou Yatseniuk em uma postagem nas redes sociais.
O primeiro-ministro afirmou que desde as últimas eleições parlamentares, organizadas em 2012 pelo regime do ex-presidente Viktor Yanukovich, o povo ucraniano amadureceu muito e já não acredita em promessas vazias.
“Devemos receber uma autêntica expressão da vontade popular. O que realmente quer o povo? Uma miséria quase colonial ou a independência do país e a prosperidade? A capitulação perante o império (russo) ou o Estado ucraniano?”, questionou.
O chefe do governo e líder da Frente Popular disse que o direito de voto livre custou à Ucrânia “muitas vítimas”. Ele garantiu que as autoridades darão segurança aos eleitores e a manterão a lisura do pleito.
“Inclusive quando há uma agressão militar contra a Ucrânia, quando vários se dedicam à desestabilização do país, organizaremos eleições limpas, da mesma forma do que ocorreu com as presidenciais”, destacou.
Yatseniuk, que lidera o governo desde fevereiro, afirmou que as eleições de domingo “serão as primeiras que vão garantir um invariável rumo de união com a Europa” e prometeu que a nova Rada Suprema “será um parlamento que servirá ao povo’”.
“Elegeremos um parlamento no qual os deputados devem se lembrar que, se não corresponderem às expectativas, se roubarem ou enganarem o povo se livrará deles da mesma forma que fez com o antigo regime”, alertou.
Ele também previu que após as eleições será formada uma coalizão majoritária no parlamento. Um novo governo será encarregado de introduzir reformas, além de garantir luz e a calefação durante o inverno que se aproxima do país.
Quase 37 milhões de ucranianos devem comparecer às urnas nas eleições do domingo, que os separatistas pró-Rússia anteciparam boicote nas regiões sob seu controle: Donetsk e Lugansk.
No entanto, a Comissão Eleitoral Central garantiu que, graças à presença do exército e da guarda nacional, estará garantido o direito a voto em pelo menos 20 zonas eleitorais nessas duas regiões.
O governo russo disse nesta semana que reconhecerá os resultados das eleições legislativas na Ucrânia, mas também defendeu a realização do pleito nos territórios separatistas no próximo dia 2 de novembro, atitude condenada pelo Ocidente.
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
Motociclista fica ferida após se desequilibrar e cair em cruzamento no interior de MS
No cruzamento, há um banco de areia que fez a mulher se desequilibrar
Obra para remoção de quebra-molas gera congestionamento na Avenida Guaicurus
Condutores afirmam que via não foi sinalizada
De mudança para El Salvador, diplomata do Reino Unido mostra passaporte de gatinha adotada no Paraguai
Ramin Navai finalizou missão diplomática no Paraguai e leva consigo gatinha adotada no país
Corpo é encontrado entre forro e telha de igreja em obras em MS
Polícia suspeita que vítima tenha morrido eletrocutada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.