Preço do milho para exportação sobe com dúvida sobre oferta, diz Cepea
O fechamento de contratos de exportação de milho do Brasil para agosto e setembro está intenso desde janeiro, com valores subindo mensalmente, disse nesta sexta-feira o Cepea, apontando um dos fatores que deve colaborar para um menor excedente do produto no segundo semestre –quando o país colhe a “safrinha”. De janeiro até o início de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O fechamento de contratos de exportação de milho do Brasil para agosto e setembro está intenso desde janeiro, com valores subindo mensalmente, disse nesta sexta-feira o Cepea, apontando um dos fatores que deve colaborar para um menor excedente do produto no segundo semestre –quando o país colhe a “safrinha”.
De janeiro até o início de abril, os valores dos contratos a termo para embarque em agosto subiram 13,1 por cento. Para embarque em setembro, a alta foi de 12,2 por cento, segundo o centro de pesquisas vinculado à Universidade de São Paulo.
Enquanto os contratos para entrega em setembro estão sendo negociados a 29,83 reais por saca nos portos, para um momento de grande oferta de milho segunda safra, o milho à vista está abaixo deste patamar. A média desta semana, em Paranaguá (PR) ficou em 29,20 reais por saca.
“Pode ser reflexo da expectativa de agentes quanto ao volume de oferta na segunda safra, que pode resultar em excedente menor que o sinalizado até então”, disse o Cepea, em análise semanal.
Consultorias e o próprio Ministério da Agricultura apontam uma safra menor de milho este ano, com redução de área no plantio de verão e de inverno, com investimentos mais baixos em tecnologia reduzindo os potenciais de produtividade.
Outro fator que pode acrescentar um viés de baixa na segunda safra de milho, ainda indefinida, é o clima: o plantio de uma área expressiva de Mato Grosso foi feito fora da janela climática ideal, lembrou o Cepea.
A produção de milho em Mato Grosso, o maior produtor do cereal do Brasil, deverá cair 32,4 por cento na temporada 2013/14 na comparação com a anterior, por conta de chuvas intensas que atingiram o Estado no período do plantio, previu no início da semana o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
LOA 2025: receita e despesas de Campo Grande serão votadas em duas sessões nesta quinta
Foram apresentadas 557 emendas ao projeto sobre a LOA (Lei Orçamentária Anual)
De alfaiate a zelador, Funtrab oferta 978 vagas de emprego nesta quinta-feira
A lista de vagas inclui 66 oportunidades para PCDs (Pessoa com Deficiência)
Após divórcio, ex-BBB Diego Grossi admite luta contra vício: “Fiquei preso”
Ex-BBB Diego Grossi abriu o coração e deu detalhes de sua luta contra um vício; notícia veio à tona logo após Franciele anunciar o divórcio
Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
Decoração exuberante chama atenção em residência do casal Elizabeth e Júlio, no bairro Santo Antônio
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.