PMA inicia nesta quarta-feira Operação Dia do Trabalhador
Começa nesta quarta-feira (30) a “Operação Dia do Trabalhador” feita pela Polícia Militar Ambiental. Este ano a operação contará com o efetivo de 300 homens. Pelo fato de ano passado o dia 1º de maio ter ocorrido em uma quarta-feira e não ter havido feriado prolongado, a última operação ocorreu em 2012. Neste ano, o […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Começa nesta quarta-feira (30) a “Operação Dia do Trabalhador” feita pela Polícia Militar Ambiental. Este ano a operação contará com o efetivo de 300 homens.
Pelo fato de ano passado o dia 1º de maio ter ocorrido em uma quarta-feira e não ter havido feriado prolongado, a última operação ocorreu em 2012. Neste ano, o governo do Estado decretou ponto facultativo na sexta-feira aos funcionários públicos. O término da operação será na segunda-feira (5/maio).
O foco da fiscalização, como na Operação Semana Santa, será a prevenção da pesca predatória, haja vista ser comum o aumento do número de pescadores praticando pesca nos rios durante os feriados prolongados.
Além da pesca predatória, as 25 subunidades da Polícia Militar Ambiental no Estado intensificarão a fiscalização em suas respectivas áreas. Serão desenvolvidas barreiras e combate ao desmatamento, exploração ilegal de madeira, caça, carvoarias irregulares e outros crimes e infrações ambientais. Também crimes comuns como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, porte ilegal de armas e outros serão combatidos e prevenidos. Efetivo da Capital também reforçará as cidades do interior banhadas por rios piscosos, como Coxim, Aquidauana, Corumbá e Miranda.
Durante a operação de 2012, a PMA detectou realmente muitos pescadores nos rios. Na ocasião, ocorreram 23 autuações administrativas ambientais, sendo 13 por pesca predatória, quatro por pesca sem licença. Ao todo foram aplicadas R$ 1.592.220,00 em multas. Esse valor elevado foi devido às infrações por desmatamento e exploração ilegal de madeiras, infrações estas para as quais são previstas multas altas, conforme o decreto federal 6.514/2008.
A PMA continuará distribuindo o Manual do Pescador, realizado em parceira com a Fundação Estadual de Turismo, contendo toda a legislação de pesca, tanto para a Bacia do Rio Paraná, quanto para a Bacia do Rio Paraguai. Essas informações são importantíssimas para que os pescadores não tenham transtornos no seu lazer, visto que o objetivo da fiscalização é prevenir a pesca predatória, pois o trabalho da PMA é preventivo. A intenção não é prender as pessoas por pesca predatória e, sim, evitar que ela seja praticada.
(Com informações noticias.ms.gov.br)
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Indenização do Nasa Park a famílias atingidas por barragem deve passar de R$ 1,3 milhão
Vítimas caminham para acordo com proprietários do empreendimento de luxo
LOA 2025: receita e despesas de Campo Grande serão votadas em duas sessões nesta quinta
Foram apresentadas 557 emendas ao projeto sobre a LOA (Lei Orçamentária Anual)
De alfaiate a zelador, Funtrab oferta 978 vagas de emprego nesta quinta-feira
A lista de vagas inclui 66 oportunidades para PCDs (Pessoa com Deficiência)
Após divórcio, ex-BBB Diego Grossi admite luta contra vício: “Fiquei preso”
Ex-BBB Diego Grossi abriu o coração e deu detalhes de sua luta contra um vício; notícia veio à tona logo após Franciele anunciar o divórcio
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.