Pesquisa da Fecomércio afirma que Dia dos Pais vai injetar 172 milhões no Estado
Uma pesquisa divulgada esta semana pela Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul) afirma que o Dia dos Pais vai injetar R$ 172 milhões no comércio do Estado. Aparentemente, o montante é 5% maior do que o apurado em 2013, porém, descontada a inflação do período, […]
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Uma pesquisa divulgada esta semana pela Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul) afirma que o Dia dos Pais vai injetar R$ 172 milhões no comércio do Estado. Aparentemente, o montante é 5% maior do que o apurado em 2013, porém, descontada a inflação do período, as vendas tendem a ficar no mesmo patamar. Por outro lado, a CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) prevê aumento de até 7%.
Este é o quarto ano de realização da pesquisa no Estado. Foram ouvidas duas mil pessoas entre os dias 8 e 15 de julho em 13 cidades de MS (Aparecida do Taboado, Aquidauana, Anastácio, Chapadão do Sul, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Ladário, Naviraí, Paranaíba, Ponta Porã, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas).
Ainda de acordo com a pesquisa, o gasto médio, por presente, será de R$ 132,00 e 82% da população economicamente ativa devem ir às compras, valores muitos próximos aos do ano passado.
A preferência dos consumidores recai em roupas (21%), perfumes (17%), calçados (14%), relógios (8%) ou carteiras (8%), como os principais presentes. Também foi perguntado aos homens qual seria o seu presente favorito para receber nesta data. As respostas foram muito próximas às intenções de compras. Os homens gostariam de ganhar perfumes (16%), roupas (15%), calçados (11%), joias (8%) e relógios (7%). Dentro do rol de roupas, os homens preferem ganhar camisa (26%), camiseta (19%), calça (19%), bermuda (13%) e jaqueta (4%).
Quanto à forma de pagamento, 50% dos compradores preferem pagar à vista, com dinheiro ou cartão de débito. Outros 11% utilizarão o cartão de crédito, sem parcelar; 27% pagarão as compras a prazo com o seu cartão de crédito e apenas 1% deverão pagar com cheque pré-datado. Explica o coordenador de pesquisa José Francisco dos Reis Neto.
Quanto ao local de compra, as lojas do Centro são as preferidas da grande maioria dos consumidores, perfazendo quase 78% dos compradores, seguido da compra nas lojas localizadas nos bairros (11%), pela internet (7%).
De acordo com o presidente da CDL, Ricardo Kuninari, este ano o aumento será menor, já que em 2013 houve crescimento de 12%, em relação a 2012.
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