Pesquisa comprova que aves da Amazônia estão migrando para o Pantanal

Uma pesquisa do Projeto Bichos do Pantanal constatou que aves da Amazônia estão migrando para o Pantanal. A conclusão é do coordenador-técnico, chefe de pesquisa e fotógrafo do projeto, Douglas Trent. Segundo Douglas, aves como a curica, esmeralda de cauda azul, mutum-cavalo, garça da mata, gavião de anta, araçari miudinho de bico riscado e o […]
| 01/08/2014
- 21:50
Pesquisa comprova que aves da Amazônia estão migrando para o Pantanal

Uma pesquisa do Projeto Bichos do Pantanal constatou que aves da Amazônia estão migrando para o Pantanal. A conclusão é do coordenador-técnico, chefe de pesquisa e fotógrafo do projeto, Douglas Trent.

Segundo Douglas, aves como a curica, esmeralda de cauda azul, mutum-cavalo, garça da mata, gavião de anta, araçari miudinho de bico riscado e o alegrinho-do-rio (serpophada hypoleuca), até algum tempo avistadas somente na Amazônia, estão descendo o rio Paraguai e indo para o Pantanal. A razão pode ser o aquecimento global, embora não haja certeza absoluta a esse respeito.

A notícia não é boa para o equilíbrio ecológico, uma vez que as espécies da Amazônia e as do Pantanal disputam os mesmos alimentos. E isso pode acarretar na redução ou extinção de espécies.

O Projeto Bichos do Pantanal foi criado com o objetivo de mapear e analisar toda a fauna de Cáceres, na Bacia do Alto Pantanal, no Estado de Mato Grosso; criar um inventário com documentação das populações e dos territórios dos animais estudados, incluindo peixes, ariranhas, lontras, aves e onças-pintadas; promover a educação ambiental; gerar emprego e renda relacionados ao turismo sustentável, desenvolvendo a região, e fornecer subsídios para a criação de políticas públicas.

Últimas notícias